A iniciativa, promovida pela Gerência de Qualidade de Vida do TJPB, tem o apoio da Associação das Esposas dos Magistrados e das Magistradas da Paraíba (Aemp), que tem como presidente a defensora pública Maria da Glória Oliveira. Além de várias servidoras e servidores do TJPB, estiveram na plateia o corregedor-geral de Justiça, desembargador Carlos Martins Beltrão Filho; as juízas auxiliares do Tribunal, Lua Yamaoka e Michelini Jatobá; o juiz diretor do Fórum Cível de João Pessoa, José Herbert Lisboa.
Em sua palestra, Wanicleide Leite Fagundes falou de forma objetiva sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, no sentido de alcançar um eventual diagnóstico mais cedo possível, uma vez que não existe uma precaução melhor que a prevenção. “Nós estimulamos muito os fatores que fazem com que a mulher possa utilizar, para não ser acometida com o câncer de mama, a exemplo de um estilo de vida”, informou a médica.
Entre os fatores de risco para o câncer de mama estão alterações genéticas, diretamente relacionadas à biologia celular, que podem ser estimuladas por fatores ambientais, tais como: tabagismo, uso de hormônios (TRH – terapia de reposição hormonal por tempo prolongado), obesidade, fumo e alcoolismo.
Wanicleide Leite também é terapeuta de casais e da sexualidade há 15 anos. Possui o título de sexóloga pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e Associação Médica Brasileira (AMB) e é autora dos livros ‘Ser extraordinário é uma questão de escolha’ e “Ser Plena: Conquiste o sucesso na carreira, nas finanças e no sexo’.
Por Fernando Patriota