Compuseram a mesa dos trabalhos o presidente da Câmara Municipal, vereador Dinho; o prefeito Cícero Lucena; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Nominando Diniz; o Procurador de Justiça Álvaro Gadelha; o juiz Aluízio Bezerra e o vereador Emano Santos, autor da propositura.
Em seu discurso, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Benedito, lembrou que a entrega do título de cidadania na data de hoje coincide com o dia de São Benedito e com as comemorações dos 35 anos da Constituição da República. Ele agradeceu ao autor da propositura, vereador Emano Santos, e a todos os vereadores e vereadoras, que se manifestaram favoravelmente à aprovação da outorga.
“Sem veleidades, atrevo-me a extrair do gesto dessa Casa, a intenção de me conceder tão honroso título, também como uma forma de homenagear o Poder Judiciário do Estado, que me cabe conduzir, durante o biênio 2023/2024, por benevolente outorga de meus ilustres pares”, frisou João Benedito.
Ao agradecer a todos que fazem o Poder Judiciário e também aos seus familiares, o presidente do TJPB encerrou seu discurso afirmando: “Nunca é demais expressar minha imensa gratidão por esse título que, para mim, tem um valor inestimável. Saibam todos os queridos conterrâneos que me comprometo a honrá-lo a cada dia e durante toda minha vida”.
O vereador Emano Santos, autor da homenagem, disse que o desembargador João Benedito é merecedor de todas as honras. “Eleito para conduzir o Poder Judiciário paraibano no biênio 2023/2024, ele vem desempenhando com excelência e maestria o cargo de presidente do Tribunal de Justiça. É considerado “ouvidor por excelência” do litoral ao sertão, por zelar pela cordialidade, pelo acesso à Justiça e pelos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa”, afirmou.
Prosseguindo, o vereador Emano Santos ressaltou que o desembargador João Benedito tem como característica a humildade. ‘É um ser humano de caráter, prudente, que pauta a sua vida na simplicidade e na discrição. Se destacou no mercado de trabalho e no mundo jurídico através de muito estudo e dedicação”, destacou.
Familiares do presidente do TJPB participaram da solenidade, como a sua esposa Maria da Glória Oliveira, defensora pública do Estado, e seus três filhos: João Gustavo, Antônio Manoel e Maria Gabriela.
Também participaram diversas autoridades do Poder Judiciários, dentre elas as juízas auxiliares da Presidência Michellini Jatobá e Lua Yamaoka e o juiz auxiliar da Vice-Presidência Ely Jorge.
Por Lenilson Guedes