Durante toda a manhã, foram apresentados aos estudantes aspectos relacionados à Constituição Federal e ao Judiciário, bem como as atribuições do juiz, do promotor e do advogado. O objetivo do Projeto é levar aos alunos conceitos básicos relacionados à República, aos Poderes, à lei, entre outros.
Em sua fala, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Carlos Beltrão, explicou a estrutura e o papel do Tribunal de Justiça da Paraíba, das Câmaras e do Juízo das Comarcas. Ao final, aconselhou os estudantes: “Sigam o coração de vocês e façam deste Brasil um país melhor, com mais respeito e mais amor”.
Os magistrados Renato Levi e Mário Leite de Moura, que atuam na Comarca, também discorreram sobre o funcionamento do Judiciário e incentivaram os estudos. Houve, ainda, falas do promotor de Justiça local, Arthur Magnus, e do advogado Jailson Araújo, explicando as funções dos outros órgãos que integram o sistema de Justiça.
Ao final, foi sorteado o exemplar de uma Constituição Federal para uma aluna que afirmou ter interesse em, um dia, ingressar na magistratura. “Quero ser juíza por vocação, por sonho”, revelou a estudante Rebeca.
Por Gabriela Parente