De acordo com o desembargador, a Comissão discutiu vários assuntos e um dos destaques foi o melhoramento do Programa Visit, que é muito importante, para todos e todas que frequentam os prédios do Poder Judiciário estadual. “Outra questão da pauta foi o aperfeiçoamento da segurança do Fórum Criminal da Comarca de João Pessoa. Além disso, foram dados alguns informes sobre alguns processos em andamento, sendo boa parte deles já devidamente arquivados”, adiantou o presidente da Comissão.
Participaram do encontro de trabalho a juíza auxiliar da Presidência do TJPB e gestora do Acesso Seguro, Michelini Jatobá; o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Alexandre Trineto; o diretor do Fórum Criminal da Capital, juiz Geraldo Porto; a juíza 2º Juizado Auxiliar Criminal de João Pessoa, Isa Monia Vanessa de Freitas Paiva Maciel; o juiz da 6ª Vara Criminal da Capital, Rodrigo Marques Silva Lima; o juiz da 2ª Vara Mista da Comarca de Monteiro, Rodrigo Augusto Gomes Brito Vital da Costa; o gerente da Segurança Institucional do Tribunal, coronel Gilberto Moura; o coordenador do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional, tenente-coronel Álvaro Cavalcante Filho; o tenente-coronel, supervisor da Gerência de Segurança Institucional, Josélio César de Oliveira; e o coordenador do Acesso Seguro, Jardel Filho.
Visit – O programa ‘Visit’ envolve procedimentos para o ingresso e permanência de pessoas nas dependências do Judiciário paraibano. A ferramenta é o aperfeiçoamento no sistema de controle do Acesso Seguro, também desenvolvido pelo TJPB e está integrada ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP 2.0), permitindo a identificação de pessoas que tenham contra si um mandado de prisão expedido em aberto, durante o cadastramento dos visitantes ao tentar entrar nos prédios públicos.
Por Fernando Patriota