Os estudantes, que cursam entre o 8º e 10º períodos, foram acompanhados pelo coordenador da iniciativa, desembargador Leandro dos Santos, o qual, na Sala de Sessões da Corte de Justiça, forneceu as primeiras explicações sobre o funcionamento do judiciário estadual, bem como, falou um pouco da sua experiência na magistratura.
“O Conhecendo o Judiciário tem a grandeza de não se esgotar. Sempre há algo novo a ser falado, mostrar essa experiência a jovens estudantes de direito, com um futuro promissor e ávidos por conhecimento e por compreender o que é o judiciário, para poderem fazer suas escolhas profissionais, porque se eles forem advogados, promotores ou juízes estarão dentro deste cenário do Sistema de Justiça”, pontuou o desembargador Leandro dos Santos.
O professor de Prática Jurídica, Francivaldo Gomes de Moura destacou ter conhecido do Tribunal de Justiça um momento enriquecedor, para ele e, principalmente, para os alunos, agradecendo a oportunidade e enfatizando que a experiência fará com que os estudantes se sintam mais cidadãos, porque participam e dialogam.
Para o aluno Salomão Laurentino, não só a visita, mas a experiência de vida repassada pelo desembargador Leandro dos Santos motiva a continuar sonhando e lutando pelos seus objetivos. “Principalmente depois do período pandêmico que nós passamos, ter contato com a justiça que acontece em espaços físicos também é muito importante para a nossa formação profissional”, enfatizou.
Na sequência da programação, na próxima segunda-feira (04/09), será a vez dos alunos da Universidade Federal da Paraíba. Estão previstas, também, as visitas de estudantes da Universidade CESREI, de Campina Grande (18/09); FIP, de Patos (02/10) e UFPB (16/10).
Por Lila Santos