No início da noite dessa quarta-feira (16), o auditório do Fórum Cível da Comarca de João Pessoa foi palco de mais uma ação de prevenção e combate ao câncer de mama. Trata-se da Campanha ‘A Justiça também é rosa’, promovida pela Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp), com apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba, que levou para o maior Fórum do Estado especialista sobre a doença. O evento contou, também, com a apresentação do humorista Jessier Quirino e do coral da Aemp, com a participação de detentas da Presídio Feminino Júlia Maranhão.
Toda a renda obtida com o evento será doada ao Hospital Napoleão Laureano, responsável pelo tratamento de câncer na Paraíba, e à Organização não Governamental (ONG) Amigos do Peito. O valor do ingresso foi de R$ 25,00.
Segundo a presidente da Aemp, Solange Guedes da Franca, por meio da informação e do conhecimento sobre a doença é possível buscar ajuda dos órgãos competentes para solucionar esse mal. A presidente comentou, também, que a campanha ‘A Justiça também é rosa’ é muito importante para a Associação, pois luta em favor das pessoas com vulnerabilidade social e desperta a conscientização das mulheres em torno da prevenção.
“Com a palestra ministrada pela mastologista e presidente da Organização não Governamental (ONG) Amigos do Peito da Paraíba, Joana Marisa de Barros, aprendemos muito sobre essa questão”, ressaltou Solange, informando que a palestrante apresentou um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que revelou que só este ano serão mais 880 novos casos de câncer de mama na Paraíba e, em João Pessoa, 240 casos.
Em sua palestra, Joana Barros abordou a realidade das mulheres que não têm acesso à informação, ao diagnóstico precoce, como, também, ao tratamento adequado do câncer de mama e, consequentemente, a cura. “Essa falta de acesso repercute de maneira extremamente maléfica, já que aumenta a mortalidade por causa do câncer de mama”, disse, acrescentando que os casos desse tipo de doença só cresce a cada ano e o caminho é fazer com que as mulheres tenham como saber do que estão sofrendo e possam receber o tratamento o mais rápido possível.
Ela informou, ainda, que não existe uma estrutura que colha dados de forma correta sobre diagnósticos confirmados, realização de exames de mamografia e a quantidade de mulheres que morreram vítimas de câncer de mama. “Não temos esses dados. Como você pode atuar, sem uma estatística correta? O que temos são números levantados do Inca, que são baseados nos levantamentos feitos pelos estados, e, nós sabemos, são precários”, lamentou Joana de Barros.
A presidente da Aemp afirmou que, ainda este ano, a Associação promoverá mais eventos dessa importância, com a parceria do Tribunal de Justiça.
Cabedelo – No próximo dia 29, os servidores e jurisdicionados do Fórum Desembargador Júlio Aurélio M. Coutinho, em Cabedelo, receberão as atividades relativas ao Outubro Rosa. Proporcionadas pelo Projeto Qualidade de Vida em Ação Itinerante do TJPB e a equipe Viver Melhor Unimed Paraíba, as ações envolvem serviços gratuitos como teste de glicemia, aferição de pressão arterial, auriculoterapia e orientações de saúde, com entrega de panfletos. As atividades ocorrerão das 13h às 17h. A partir das 14h, também será promovida uma palestra, abordando a saúde da mulher.
Por Fernando Patriota/Ascom-TJPB