Na ocasião, os estudantes conheceram diversos ambientes do Fórum, mas um local foi destaque para eles: o Tribunal do Júri, órgão do poder judiciário que tem a competência para julgar os crimes dolosos e tentados contra a vida. Além de receber informações, os alunos participaram até de uma simulação de um júri popular.
Para o diretor do Fórum, além de aproximar a escola ao Judiciário, a visita possibilita aos estudantes um conjunto de práticas e saberes ligados à arte da expressão oral e gestual, contribuindo ainda para uma função social, gerando mecanismo de cidadania, sobretudo, aliado à possibilidade de vários outros segmentos da sociedade terem esse contato com o Judiciário e saber como ele funciona.
Judson Kildere Faheina, ainda, ressaltou que, a visita dos estudantes ao Fórum ficará no imaginário de muitos deles. E que no futuro próximo, deva ajudá-los a definir a profissão a seguir na vida acadêmica. “Acredito que depois de terem tido um breve conhecimento do Judiciário, muitos optem pela carreira da magistratura”, pontuou o magistrado.
Por Valdez Pacífico