No evento virtual, foi mostrado como ‘Sebastiana’ vai atuar na predição sugestiva de movimentações em gabinete, auxiliando magistrados e assessores. ‘Sebastiana’ ainda será evoluída, para abranger novos cenários e ser integrada ao Processo Judicial eletrônico (PJe) de 2º grau. O nome da IA foi inspirado na música ‘Sebastiana’, do paraibano Jackson do Pandeiro.
“Estou, realmente, entusiasmado com a nova fase que nosso Tribunal conseguiu alcançar. Quero parabenizar os envolvidos no desenvolvimento desse importante projeto. A data também é marcante, já que faz parte de um período em que todos os juízes e juízas estaduais estão em um esforço para sentenciar e arquivar o maior número possível de processos. Vamos aguardar os resultados que a ferramenta ‘Sebastiana’ vai trazer no aperfeiçoamento das movimentações processuais”, comentou João Benedito da Silva.
O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal, Fábio Araújo, fez a primeira parte da apresentação da IA. Ele disse que “o dia de hoje é muito importante para o Tribunal de Justiça da Paraíba. Isso porque entramos no mundo da inteligência artificial e passamos a nos valer dela para colaborar nossa atuação. Magistrados e assessores poderão, a partir da ‘Sebastiana’, sugerir movimentações com mais acurácia e eficiência. Isso dará maior exatidão nas movimentações e elevará a pureza de nossos dados”, destacou.
O diretor da Ditec-TJPB, Ney Robson, também participou da apresentação da IA. Ele disse que ‘Sebastiana’ está hospedada na plataforma Sinapses, do CNJ, e que isso facilita e agiliza a escolha na movimentação processual. “Ela foi criada para auxiliar os usuários (magistrados e assessores) na seleção da movimentação correta dos atos processuais. Também será possível utilizar a Inteligência Artificial para revisar os movimentos anteriores, a fim de localizar alguma inconsistência que interfira nos números de produtividade do Tribunal, que podem impactar diretamente no Prêmio de Qualidade, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça”, comentou o diretor.
A inteligência artificial é um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, através de símbolos computacionais, construir mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas.
Por Fernando Patriota