O coordenador-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador José Ricardo Porto, e a coordenadora adjunta do Núcleo, juíza Lua Yamaoka Mariz Maia Pitanga, participarão do I Encontro Regional Sul de Nupemecs. O evento visa aperfeiçoar a conciliação e a mediação de conflitos processuais e pré-processuais. O encontro ocorrerá nesta sexta-feira (24), das 9h às 17h30, no Auditório Thereza Grisólia Tang, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis.
O desembargador lembrou que o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJPB coordenada a Região Nordeste. A escolha aconteceu durante o Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec), em agosto do ano passado, em Manaus-AM, durante a posse da nova diretoria do Fórum para o biênio 2022/2024. Ainda compõem o Nupemec-TJPB, como coordenadores adjuntos, os juízes Euler Paulo de Moura Jansen e Jailson Shizue Suassuna.
Já o coordenador estadual do Sistema dos Juizados Especiais e Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cojepemec), desembargador do TJSC Sílvio Dagoberto Orsatto, destacou a importância do I Encontro Regional Sul de Nupemecs. “O evento consiste na promoção de reunião de grupo de trabalho da região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), mediante o uso de estratégias participativas e metodologias de construção coletiva de propostas, e contará com a articulação das coordenações regionais e nacional do Fórum Nacional da Mediação e Conciliação”, pontou.
O objetivo dos Nupemecs é incentivar e promover capacitação, treinamento e atualização permanente de magistrados, servidores, conciliadores e mediadores nos métodos consensuais de solução de conflitos. O coordenador estadual também aponta a necessidade da realização de convênios e parcerias com entes públicos e privados para fomentar a conciliação e a mediação.
Por Fernando Patriota