“Quero agradecer a presença de todos os desembargadores, pois é um dia muito importante para a Corte de Justiça paraibana, tendo em vista que hoje vamos escolher, pelo critério de merecimento, o novo desembargador para a vaga existente no Tribunal”, afirmou o desembargador-presidente ao iniciar os trabalhos.
A eleição foi realizada com votação aberta e fundamentada, observadas as disposições constantes da Resolução nº 15, de 27 de abril de 2022, do Tribunal de Justiça. No processo de votação foram avaliados pelos desembargadores os critérios de desempenho, produtividade, presteza no exercício das funções e aperfeiçoamento.
Se inscreveram para concorrer ao cargo 19 magistrados, conforme o Edital de Vacância nº 09/2022. Os juízes inscritos foram: Onaldo Rocha de Queiroga, Wolfram da Cunha Ramos, Horácio Ferreira de Melo Júnior, Miguel de Britto Lyra
Ao final da votação foi formada a lista tríplice com os candidatos que obtiveram, individualmente, o maior número de pontos. Os três mais votados foram: Agamenilde Dias de Arruda Vieira Dantas, José Herbert Luna Lisboa e Aluízio Bezerra Filho.
Por ter sido mais votada dentre os três da lista tríplice, a juíza Agamenilde Dias foi promovida ao cargo de Desembargadora. Ela é a terceira mulher a integrar a Corte de Justiça do Estado na atual composição. Já integram o tribunal as Desembargadoras Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão e Maria das Graças Morais Guedes.
Por Lenilson Guedes