Com o tema “Assédio Moral e Sexual: uma violência perversa”, a coordenadora da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do Tribunal Regional do Trabalho – TRT 13ª Região, juíza Mirella Cahú abriu o webinar realizado na tarde desta segunda-feira (21). O evento, promovido pelas Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Sexual do 1º e 2º Graus, do Tribunal de Justiça da Paraíba, envolveu magistrados, diretores e gerentes.
O presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Sexual do 2º Grau, Desembargador Joás de Brito Pereira Filho abriu a transmissão online, agradecendo a presença da palestrante e a participação de todos, realçando a importância do tema.
“Estou aqui para aprender. É um tema altamente instigante e complexo demais. Parabenizo dra Mirella, porque seus ensinamentos são importantes para abrir os olhos dos gestores. Temos que nos preocupar com quem está conosco, trabalhando ao nosso lado. É uma convivência que precisa amadurecer, ter transparência e diálogo”, pontuou o Desembargador Joás Filho.
Os trabalhos foram conduzidos pela presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Sexual do 1ª Grau, juíza Silvana Soares, responsável pela apresentação da palestrante e de intermediar os questionamentos surgidos ao longo da apresentação.
“Dra Mirella já é conhecida aqui do Tribunal de Justiça. Tem ministrado alguns cursos pela Escola da Magistratura e é uma pessoa magnífica para tratar sobre o assunto”, destacou a magistrada Silvana Soares.
Durante a explanação, a palestrante ressaltou ser o TJPB um órgão pioneiro por abrir espaços para debater o tema, se referindo, também, ao curso de dez horas que vem ministrando relativo ao assunto, sendo esta uma das relevantes formas de combater a problemática. Fez a abordagem das práticas de Assédio Moral e Sexual no ambiente de trabalho com um recorte construído com bases na psicanálise, saúde mental e psíquica das pessoas numa relação de trabalho.
“Fico muito feliz em iniciativas como a do TJPB, em tratar do tema. Entender comportamentos, como acontece e o porquê da existência passam a ter importância para a construção de agenda para combater o problema. O Assédio Moral e Sexual é um fenômeno social que tem impacto na vida das pessoas. A violência e o assédio no trabalho é um fenômeno mundial”, alertou a magistrada Mirella Cahú,
De acordo com a palestrante, o grande problema do assédio moral é a não existência da materialidade e que ações como a do Tribunal de Justiça da Paraíba, de debater o tema, tão difícil de visualizar a ocorrência da violência, são importantes meios de enfrentamento.
Por Lila Santos