A Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável e o Núcleo de Gestão Socioambiental do Tribunal de Justiça da Paraíba farão um diagnóstico para verificar a adesão de servidores, magistrados e colaboradores à utilização da bicicleta como meio de deslocamento ao local de trabalho.
A iniciativa tem por base a Resolução 400/2021, do Conselho Nacional de Justiça, a qual dispõe sobre a política de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário. Será disponibilizado um formulário eletrônico para fazer o levantamento. A ação faz parte do Projeto “Bike pedal saudável”.
Segundo informações da Gerência de Projetos e Gestão Estratégica do TJPB, após reuniões, foi suscitada a possibilidade da construção do bicicletário, bem como, formalizado um pedido, por meio de processo administrativo, encaminhado à Presidência, especificamente, ao gabinete do juiz auxiliar, Euler Jansen, sugerindo a produção do formulário eletrônico.
“O objetivo é verificar o percentual de adesão de todo o corpo do Poder Judiciário para legitimar a execução deste projeto na próxima gestão”, explicou a gerente da Gepro, Caroline Leal.
Nas reuniões, envolvendo a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável e o Núcleo Socioambiental deliberaram na criação do projeto, envolvendo a construção de um bicicletário, com todo apoio logístico, cuja viabilidade será avaliada pelos setores de arquitetura, engenharia, sendo o aval final da Presidência do Tribunal de Justiça.
“Mesmo esse diagnóstico sendo levantado ainda nesta gestão, qualquer decisão que, porventura, venha a ser tomada, será analisada pela nova gestão, para ver se é viável ou não, dependendo da quantidade de pessoas que aderirem ao deslocamento mais sustentável ao ambiente de trabalho, deixando o carro em casa, evitando emissão de gases, que contribuem com o problema do efeito estufa”, pontuou Caroline Leal.
Para responder o questionário acesse o link: https://forms.gle/vdjNxaQed2ctRp7n9.
Por Lila Santos