Representantes do Tribunal de Justiça da Paraíba estão em Brasília/DF, participando da qualificação da base de dados do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP 2.0), promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Participam da capacitação o juiz corregedor, Fábio José de Oliveira Araújo; a juíza auxiliar da Vara de Execuções Penal (VEP) da Comarca de João Pessoa, Andréa Arcoverde; e a supervisora da Gerência de Fiscalização Judicial da Corregedoria Geral de Justiça, Monyque Coutinho.
O treinamento teve início nessa segunda-feira (17) e o ciclo de reuniões vai até esta quinta-feira (20), com a presença de integrantes de 23 tribunais de Justiça. Os especialistas afirmam que a melhoria da base de dados também garante o adequado emprego dos recursos humanos e financeiros, inclusive na atuação dos órgãos policiais.
As reuniões têm o objetivo de instruir os tribunais sobre as medidas necessárias ao saneamento de inconsistências e de propagar boas práticas, abrindo espaço para o compartilhamento de experiências em prol do aprimoramento do BNMP 2.0, como ferramenta estratégica para a segurança pública e a Justiça Criminal.
Além dos órgãos do Judiciário, foram convidados representantes do Departamento de Polícia Federal, do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) e da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Por Fernando Patriota