Segundo o presidente do Sintaj-PB, Ivonaldo Batista, “o Sindicato resolveu homenagear o Desembargador Saulo Benevides, devido à sua atuação e as ações desenvolvidas, como Presidente do Tribunal de Justiça”. Ele acrescentou que o Congresso será o ambiente ideal para os participantes discutirem a respeito do processo de democratização do Judiciário nacional, como ainda conjuntura política.
A palestra inaugural “Justiça e Democracia” será ministrada pela professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutora Simone Brito, e tem como debatedor o representante da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário (Fenajud), Alexandre Lima Santos. No sábado (22), às 9h, será apresentada a palestra “Judiciário na Era Digital”, com a professora da Unicamp-SP, Viviane Vidigal, sendo os debates coordenados pelo assessor jurídico do Sintaj-PB, Yuri Paulino.
Técnicos e analistas do Poder Judiciário estadual também vão discutir e votar a proposta de reforma estatutária e a apreciar e votar o regimento interno do Congresso, como ainda os desafios dos servidores, frente à próxima gestão do TJ/Paraíba.
Por Fernando Patriota