O Tribunal de Justiça da Paraíba aderiu à Campanha “24 Horas pelo Diabetes” – 2022, promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), com apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa tem o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces desta doença, bem como a adoção de medidas de prevenção. A Campanha ocorre no mês do Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro.
Entre as ações que serão tomadas pelo Poder Judiciário estadual, estão a iluminação do Palácio da Justiça com cor azul, com ênfase entre os dias 10 e 30 de novembro, além de divulgar em suas redes sociais e canais de comunicação o material enviado pelo CBO. Com isso, o TJPB pretende alertar magistrados, servidores, colaboradores e estagiários sobre a importância do cuidado com a saúde.
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o diabetes é uma doença que também afeta a saúde ocular. Uma das manifestações que atinge os olhos é a chamada retinopatia diabética que, se não for devidamente tratada, pode levar à perda parcial ou total da visão. As pessoas que sofrem com este quadro apresentam um risco 25 vezes maior de ficarem cegas do que as que não têm este diagnóstico.
De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada 11 pessoas no mundo convive com diabetes. No Brasil, em um intervalo de 10 anos, houve um aumento de 60% no diagnóstico da doença. Para o CNJ, a situação é grave e é importante que medidas de conscientização e prevenção sejam adotadas em caráter de urgência.
Por Fernando Patriota