A promoção do acesso à Justiça e da celeridade na tramitação processual, com a utilização de inovação e inteligência artificial, têm sido a tônica norteadora das gestões que administram o Poder Judiciário, em todas as suas instâncias. Recentemente o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) noticiou, em seu canal oficial, que os processos eletrônicos alcançaram 97,2% das novas ações ingressadas em 2021 (dados do Justiça em Números/2022). Nesta seara, a previsão do Tribunal de Justiça da Paraíba, até o final deste ano, é que esteja 100% com a tramitação processual eletrônica, seguindo determinação do Conselho, conforme informou a Diretoria de Tecnologia da Informação.
De acordo com o diretor, Ney Robson Pereira, diversas são as ações empreendidas pelo Poder Judiciário estadual, sob a gestão do Presidente do TJPB, Desembargador Saulo Benevides, para otimizar, com avanços tecnológicos, os serviços prestados ao jurisdicionado, a exemplo da renovação do Parque Tecnológico, digitalização dos processos físicos remanescentes, bem como, a total adesão ao Programa Justiça 4.0, do CNJ.
Ney Robson destacou, também, que o Tribunal de Justiça da Paraíba foi um dos primeiros a se integrar com a Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ), com a implantação da versão 2.2 do PJe, possibilitando a integração e utilização dos serviços disponibilizados na Plataforma Digital, entre as quais o SSo – Single Sing-On, Sistemas de Notificações e MarketPlace.
Por Lila Santos