-Com 76 pretendentes inscritos, foi aberto na manhã desta segunda-feira (29), no Fórum Cível da Capital, o Curso de Preparação Psicossocial, Pedagógica e Jurídica para Adoção (modalidade híbrida), promovido pela 1ª Vara da Infância e Juventude de João Pessoa, com o apoio da Escola Superior da Magistratura (Esma). A mesa de abertura dos trabalhos foi composta pela defensora pública Iricelma Bezerra, o juiz diretor do Fórum Cível, Herbert Lisboa, a promotora de justiça Soraya Nóbrega, o Desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira e o juiz Adhailton Lacet Porto.

Durante o curso serão abordados aspectos jurídicos, psicológicos e sociais da adoção. “O curso preparatório para adoção é um pré-requisito para toda e qualquer

-pessoa que pretende adotar uma criança. Ninguém pode adotar sem que tenha feito esse curso”, afirmou o juiz Adhailton Lacet.

“O Curso Preparatório de Adoção é uma exigência do Estatuto da Criança e do Adolescente a pessoas que desejam se habilitar para adoção. A atual edição são 76 inscritos se habilitando das Comarcas de João Pessoa, Santa Rita, Mamanguape, Sapé, Rio Tinto e Jacaraú”, destacou Aline Cunha, assistente social da 1 Vara da Infância e Juventude.

-A analista judiciária do Tribunal de Justiça da Paraíba, a psicóloga Miucha Lins Cabral, disse que, além de ser um requisito legal dos processos de habilitação para adoção, o curso é uma rica oportunidade de construção do conhecimento sobre o universo da adoção, que é um instituto multifacetado, devendo, pois, ser compreendido a partir dos aspectos sociais, jurídicos, psicológicos, culturais, econômicos e religiosos que o permeiam. “Na presente edição do curso, nós disponibilizamos uma metodologia híbrida, com palestras síncronas e assíncronas, com um momento presencial de acolhimento e a disponibilização de um ambiente virtual de aprendizagem, construído com muita dedicação e carinho por todos que defendem a causa infantojuvenil”, afirmou.

Todo o curso é preparado pela equipe multidisciplinar da 1ª Vara da Infância e Juventude de João Pessoa, com a supervisão do juiz Adhailton Lacet. A capacitação será realizada através da plataforma zoom, pela Escola Superior da Magistratura (ESMA).

Confira, aqui, a programação do Curso.

Por Lenilson Guedes

Escreva um comentário