Conforme explicou a Desembargadora Maria das Graças, a criação do repositório online para cadastramento de dados de mulheres juristas com expertise nas diferentes áreas do Direito é para fins de utilização nas ações concernentes à Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário, como disciplina o artigo 2º da Resolução nº 255/2018 do Conselho Nacional de Justiça.
“Realizamos nossa terceira reunião ordinária e estamos tomando todas as medidas administrativas para a aprovação definitiva da minuta de proposta da Resolução que vai disciplinar a atuação do Comitê. Proposta esta, que o Presidente, Desembargador Saulo Benevides encampou e a Comissão da Loje deu parecer pela legalidade e constitucionalidade. O mais breve, será encaminhado ao Pleno”, destacou a presidente do Comitê, agradecendo a participação de todas ao encontro virtual.
Integram, também, o Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário estadual a magistrada Lessandra Nara (titular da Comarca do Conde), e as servidoras Áurea Amélia (1º Grau) e Sara Guerra (2º Grau).
O Comitê, instituído pelo Ato da Presidência n. 50/2021, tem por objetivo buscar uma maior participação da mulher no cenário jurídico nacional, tendo em vista a discrepância na ocupação de cargos do Poder Judiciário entre homens e mulheres, segundo dados fornecidos pelo Conselho Nacional de Justiça.
Por Lila Santos