O Presidente do TJPB lembrou que tão logo tomou conhecimento da situação em que se encontra o atual Fórum solicitou um projeto de construção ao setor de engenharia do Tribunal, que tem à frente a engenheira Marieta Tavares. Durante a reunião, ela apresentou o projeto e explicou que o prédio será feito com respeito à acessibilidade e material ecologicamente correto.
“Nossa gestão tem investido em reformas de fóruns, mas em alguns locais isso não é possível, como é o caso de Picuí, daí porque estamos querendo agilizar o projeto de construção”, revelou o Desembargador Saulo Benevides, acrescentando que vai tomar as providências para que seja feita a licitação para a construção. “O projeto é pioneiro e vai servir de modelo para a construção de fóruns em outros municípios”, afirmou.
Postos avançados – A Comarca de Picuí possui quatro municípios Termos: Baraúna, Frei Martinho, Nova Palmeira e Pedra Lavrada. O Presidente do TJPB manifestou o desejo de instalar Postos Avançados nesses municípios. “Queremos criar os Postos Avançados nas cidades Termos da Comarca, que é algo que facilita muito a vida das pessoas, notadamente, das mais carentes, que precisam se deslocar para a sede da Comarca e com os postos podem resolver suas pendências, inclusive serem ouvidas como testemunhas no próprio Posto Avançado”, afirmou.
Os Postos Avançados são instalados através de parcerias com prefeituras de municípios que não são sede de comarca. “É um projeto que tem um viés social muito grande porque ajuda as pessoas mais humildes. Eu acho que é objetivo de todos nós que fazemos o setor público ajudar as pessoas porque com isso, no caso do judiciário, nós marcamos uma presença mais efetiva e abrimos a porta do nosso poder à população”, avaliou o Presidente do TJPB.
Por Walquiria Maria