Foto da fachada do prédio do Tribunal de Justiça da Paraíba
Tribunal de Justiça da Paraíba
Uma minuciosa pesquisa será lançada pelo Tribunal de Justiça da Paraíba com o objetivo de levantar um diagnóstico da percepção e satisfação do jurisdicionado e demais atores da justiça quanto aos servidos prestados pelo Poder Judiciário. Serão questionários específicos para advogados, Defensoria Pública, Ministério Público e cidadãos. O material ficará disponível na página principal do Portal Institucional a partir de terça-feira (16). A pesquisa faz parte de projeto do macrodesafio Fortalecimento da Relação Institucional do Poder Judiciário com a Sociedade.

Esse macrodesafio se refere à adoção de estratégias de comunicação e de procedimentos objetivos, ágeis e em linguagem de fácil compreensão, visando à transparência e ao fortalecimento do Poder Judiciário como instituição garantidora dos direitos, abrangendo a atuação interinstitucional integrada e sistêmica, com iniciativas pela solução de problemas públicos que envolvam instituições do Estado e da sociedade civil, conforme explicou a juíza corregedora Maria Aparecida Gadelha, gestora do projeto no TJPB. “Para o bom desenvolvimento do macrodesafio, uma das iniciativas estratégicas é a Pesquisa de Avaliação sobre o Poder Judiciário da Paraíba, que será realizada por meio da plataforma Limsurvey, devidamente instalada pela Ditec”, observou a magistrada.

O projeto estratégico está previsto na Resolução nº 35/2020, que dispõe sobre o Planejamento e Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário do Estado da Paraíba para o sexênio 2021-2026. “A intenção é saber como estamos e aprimorar os serviços prestados de modo a melhorar a prestação jurisdicional e fortalecer essa relação entre o Judiciário e a sociedade”, explicou Ana Caroline Leal, gerente de Projetos. A partir do resultado, outras iniciativas surgirão com o propósito de alcançar o objetivo essencial desse macrodesafio.

Com o objetivo de mensurar a percepção sobre o serviço prestado pelo Poder Judiciário ao operador do Direito, considerando o exercício diário de sua função, os formulários serão lançados de forma personalizada para cada seguimento. Todos os dados serão tratados com sigilo e confidencialidade, não sendo expostos nem divulgados a terceiros sob nenhuma condição.

Por Gabriella Guedes

Escreva um comentário