A equipe de magistrados e servidores que atua na Meta 6 do Conselho Nacional de Justiça no âmbito do Poder Judiciário estadual alcançou, no mês de setembro deste ano, o cumprimento da meta por todas as unidades judiciárias espalhadas pelo Estado. Feito este, inédito, no Tribunal de Justiça da Paraíba, desde a instituição das metas pelo CNJ. Sob a coordenação do juiz José Eduardo de Carvalho Soares, no 1º Grau a meta foi ultrapassada com o percentual de 151,65%. No 2º Grau da mesma forma, foram cumpridos 157,8% de processos julgados.
A Meta 6 trata do julgamento, até 31/12/2021, de 60% das ações coletivas distribuídas até 31/12/2017 no 1° grau, e 80% das ações coletivas distribuídas até 31/12/2019 no 2° grau. Quanto aos percentuais obtidos, o magistrado Eduardo Carvalho ressaltou um crescimento, dentro de cinco meses, de mais de 08,36% de percentual geral, passando de 143,27% de cumprimento para 151,63%. Ainda, segundo o coordenador da Meta, o primeiro relatório disponibilizado após a publicação do Glossário das Metas foi em abril/2021, quando tinham 326 processos pendentes de julgamento, que foram baixados para 108, sendo julgados pelo grupo uma média de mais de 21,6 processos/mês.
“Agradeço a dedicação, a responsabilidade, o compromisso, dos que comigo integram o Grupo da Meta 06, aos juízes do Estado da Paraíba que foram compreensivos em partilhar e contribuir com o trabalho para o cumprimento da meta, nunca se furtando a conosco dividirem a responsabilidade e as atividades para o impulsionamento e julgamento dos processos”, destacou o juiz Eduardo Soares.
O coordenador da Meta salientou, de igual modo, que para a obtenção do cumprimento da Meta 6 em todo o Estado, contou com a competência e o empenho da equipe da Diretoria de Gestão Estratégica do TJPB, agradecendo, na pessoa da gerente de estatísticas, Renata Grigório. Ele evidenciou que a missão e o compromisso continuam, e que o grupo de Meta 6 está focado, não mais para bater a meta em todas as unidades, mas sim, tentar julgar o maior número possível de processos no Estado. “Até o final do ano judiciário, 31 de dezembro, elevarmos, ainda mais, o percentual geral de cumprimento da Meta 6”, realçou.
A equipe – Integram o grupo da Meta 6 as magistradas Juliana Duarte Maroja, Alessandra Varandas Paiva de Oliveira Lima, os assessores jurídicos Georgiana Coutinho Guerra, Eduardo de Carvalho Pinheiro e Elmer Egypto Alves e os assessores administrativos Agnelo Oliveira e Líria Fernandes de Melo.
Por Lila Santos