Uma parceria entre a Diretoria do Fórum Criminal da Comarca da Capital e a Diretoria de Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal de João Pessoa, viabilizou 35 testes para o corpo de jurados e os servidores do 1º Tribunal do Júri, que irão participar da Pauta de Julgamento da 4ª Sessão Ordinária deste ano. Todas as pessoas testaram negativo para Covid-19. A primeira sessão de julgamento tive início às 9h desta quarta-feira (1º), sob a presidência do juiz titular da unidade judiciária, Marcos William de Oliveira. No total, são 16 juris pautados.
“A realização de testes de Covid-19 em todos os jurados, funcionários do cartório, bem como no juiz e na representante do Ministério Público, mostra a cautela com o risco de contágio viral, no momento em que retomamos os julgamentos presenciais do um Tribunal do Júri , nesse mês. Esperamos repetir o procedimento, também nos meses de outubro, novembro e dezembro, durante as demais sessões, dentro do nosso objetivo de cumprir as Metas fixadas pelo CNJ, no esforço de atualizar os julgamentos anteriormente adiados”, declarou o juiz Marcos William.
Segundo o juiz diretor do Fórum Criminal de João Pessoa, Geraldo Emílio Porto, a importância de fazer os testes para o Covid-19 nos servidores do Tribunal do Júri visa, primeiramente, a prevenção. “Essa importante parceria visa avaliar a possibilidade de realização das sessões plenárias, com mais segurança, seguindo efetivamente o Protocolo de Biossegurança do Tribunal de Justiça da Paraíba”, disse o magistrado, que também é titular da 7ª Vara Criminal.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da PMJP, Alline Grisi, “o teste Covid, hoje, se faz necessário para assegurar a tranquilidade e a segurança das pessoas que estão participando do Júri”. Além de mais prático do que o exame convencional, o resultado sai em minutos, não exige uma estrutura laboratorial e é mais uma estratégia de enfrentamento à doença.
A gerente do Fórum Criminal, Liana Urquiza, lembrou que a cada Júri a testagem é realizada. E estão sendo tomados todos os cuidados necessários e legais. “Estamos utilizando máscaras, álcool a 70%, tem tudo em prol da prevenção contra o vírus da Covid-19, resguardando, assim, a integridade física dos nossos servidores”, informou Liana.
Por Fernando Patriota