O primeiro treinamento sobre o Sistema de Administração de Precatórios (Sapre) foi realizado pela Gerência de Precatórios e Diretoria de Tecnologia, nesta quinta-feira (26). A capacitação atendeu servidores e magistrados de todo o Estado, momento em que puderam enviar dúvidas e sugestões. O webinário aconteceu através da plataforma zoom e teve o objetivo de compartilhar conhecimento para que todos possam efetuar a requisição dos precatórios através do Sapre.
A gerente de Precatórios, Iria Guazzi Linden, durante uma hora, explanou sobre a ferramenta, com demonstração via compartilhamento de tela, e tirou as dúvidas dos presentes. “O Sapre é um sistema fundamental para o dinamismo e eficiência na requisição de precatórios, que vai melhorar os controles de pedidos feitos pelos juízos requisitantes. Estamos à disposição de todos para esclarecer os questionamentos que surgirem com a utilização da ferramenta”, afirmou.
O Sapre foi implantado no Tribunal de Justiça da Paraíba no último dia 16 e tem como finalidade automatizar os procedimentos de pagamento de precatórios, trazendo segurança e celeridade ao processo, uma vez que, se utilizava várias ferramentas e o fluxo era percorrido de forma manual.
Para o juiz auxiliar da Presidência, Giovanni Porto, responsável pela pasta de precatórios, a implantação do Sapre é uma vitória da equipe da Ditec e da Gepre. “As equipes não mediram esforços para cumprir a determinação do Presidente Saulo Benevides, de dotar o Poder Judiciário da Paraíba com um sistema de gestão de precatório moderno e que atende as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça”, explicou o magistrado.
O programa foi cedido pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS) e Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT).
Por Gabriella Guedes