O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, esteve nesta sexta-feira (26), nas comarcas de São José de Piranhas e São João do Rio do Peixe. O chefe do Poder Judiciário estadual deu continuidade a uma série de visitas a obras de reformas de fóruns. Na quinta-feira (25), ele visitou as comarcas de Princesa Isabel e Água Branca.
“São obras que estão neste eixo do Sertão e que precisamos que sejam concluídas para que o atendimento à população volte à normalidade”, comentou o presidente do TJPB. Ele afirmou que o representante da empresa responsável pela obra em São José de Piranhas pediu três semanas de prazo para concluir o cabeamento lógico e a parte elétrica. “Estamos dependendo disso para concluir a obra”, informou, e revelou a alegria em voltar à primeira Comarca em que atuou como juiz de Direito. “Estive aqui de 1984 a 1986”, lembrou.
A gerente de Engenharia e Arquitetura do Tribunal de Justiça, Marieta Tavares, explicou que tem trabalhado um escopo semelhante nessas comarcas, sobretudo com três pilares, que são a segurança, a acessibilidade e as cobertas, de maneira uniforme, apesar das especificidades de cada uma, para que fiquem todas equiparadas.
“Na maioria dos fóruns não tínhamos muros que separassem a edificação do espaço público; a acessibilidade, que deve existir desde o acesso do público externo ao interior da edificação; e as cobertas precisavam de adequações porque normalmente geravam ambientes insalubres”, detalhou a gestora.
O diretor do Fórum de São José de Piranhas, juiz Henriques Ricardo Pereira Amorim, disse que as melhorias estruturais eram necessárias diante do próprio desgaste do prédio em razão do tempo. “Eu acredito que a acessibilidade é o principal ponto. Nós temos um público que demanda acessibilidade, como audiências de interdição, pessoas com dificuldade de locomoção e a acessibilidade resolve esse problema”, ressaltou.
O Engenheiro responsável pela empresa contratada para executar a obra, Jefferson Cordeiro de Morais, garantiu que o Fórum estará pronto em um mês. “Estamos entrando no processo de finalização e estaremos entregando a obra nos próximos 30 dias”, prometeu.
Na comarca de São João do Rio do Peixe, o diretor do Fórum, juiz Kleyber Thiago Trovao Eulalio, disse que as obras vão melhorar bastante a situação da população, que vai ser atendida em um espaço mais acolhedor . “O Fórum teve modificação na estrutura, mudança do piso, mobília nova, é um grande ganho para a população do Sertão”, comemorou.
O juiz auxiliar da Presidência, Fábio Araújo, acompanhou o presidente do TJPB em todas as visitas às comarcas de Água Branca, Princesa Isabel, São José de Piranhas e São João do Rio do Peixe.
Por Walquiria Maria