Os serviços, rodas de conversa e palestras, que fazem parte da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação, desenvolvida pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, beneficiaram mais uma unidade do Poder Judiciário estadual. Durante a manhã desta quinta-feira (9), as ações da ‘Semana de Maio’ chegaram ao Fórum Regional de Mangabeira, localizado na Zona Sul da Comarca de João Pessoa. Além da Capital, a iniciativa já passou por Sousa, Patos, Campina Grande e amanhã estará em Alhandra.
Os trabalhos são organizados e executados pelos integrantes das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação (Compead) do TJPB, com o objetivo de promover o trabalho digno, saudável, seguro e sustentável. Também participa das ações a equipe da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal, composta por profissionais da medicina, assistência social, psicologia e enfermagem.
De acordo a gerente do Fórum de Mangabeira, Hilma Fernandes de Melo, “as palestras e debates no Fórum de Mangabeira foram de grande importância e o Tribunal de Justiça da Paraíba está dando um exemplo de prática institucional, para prevenir e combater os comportamentos abusivos. Importante dizer que estiveram presentes magistrados (as) e servidores (as), comissionados (as), estagiários (as) e prestadores (as) de serviço”, informou. Hilma Fernandes ainda parabenizou toda a gestão do Tribunal. “Estamos gratos por receber este grande evento”, destacou.
Para o servidor da Central de Distribuição dos Juizados Especiais, Nelson Barbosa de Araújo, a roda de conversa promovida em Mangabeira é uma maneira espontânea de compartilhar a verdade das coisas, através das ideias mais simples, trazendo mais resultados. “O combate a todos os tipos de assédio e à discriminação é fruto de uma campanha de suma importância, com base nas diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com uma equipe maravilhosa, de diversas áreas científicas, que está fazendo a Campanha acontecer. Estamos saindo daqui com a alma lavada e um sentimento de consciência edificante no coração da gente”, relatou o servidor, que na oportunidade declamou poesias de sua autoria.

Divulgação – A Gerência de Comunicação do TJPB produziu vários cards, com temas voltados aos enfreamento e prevenção aos tipos assédios e à discriminação no ambiente de trabalho, que estão sendo usados como descanso de tela em todos os computadores de das unidades judiciárias do Tribunal. As diferentes artes começaram a ser utilizadas na segunda-feira (6) e ficam disponíveis até esta sexta-feira (10). O solan de hoje é “Liderança e respeito andam juntos: Diga não ao assédio”.
Instituída pela Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) n. 450/2022, a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação é realizada sempre em maio e inserida em agenda permanente dos tribunais. O Ato da Presidência nº 54/2021, que trata da mesma matéria surgiu para estimular e fortalecer o desenvolvimento de ações de gestão e governança pautadas no respeito à dignidade da pessoa, à diversidade, à igualdade de tratamento, à saúde integral, à gestão participativa, ao resguardo da ética profissional, por meio de uma ótica humanizada, com foco no combate ao assédio e discriminação e com ações de prevenção de conflitos, no âmbito do Poder Judiciário estadual.
Por Fernando Patriota





