cc
Abertura aconteceu na comarca de Sousa

Rodas de conversas, ações de conscientização, orientação e prevenção realizadas por membros das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação (Compead), do Tribunal de Justiça da Paraíba, na Comarca de Sousa, nesta segunda-feira (06), marcaram a abertura da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação do Poder Judiciário estadual. Os trabalhos têm o apoio da Gerência de Qualidade de Vida do TJPB. 

O evento, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), promoverá, durante toda a semana, debates, dentre outras iniciativas, voltados à sensibilização, informação e enfrentamento à discriminação e ao assédio moral e sexual. Nesta terça-feira (7), será a vez da Comarca de Patos e na quarta (8), na Comarca de Campina Grande.

O presidente da Compead do 2º grau, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, justificou que a abertura da Semana de Combate aos Assédios e Discriminação na Comarca de Sousa, ocorreu tendo em vista a importância de se contemplar as ações para as comarcas mais longínquas da Capital. 

compead
Desembargador Joás Filho (C) fez a abertura do evento

Segundo enfatizou, a ação visa informar e esclarecer o papel das Comissões, bem como prevenir e combater atitudes desrespeitosas e prejudiciais à saúde dos magistrados(as) e servidores(as), estagiários(as) e terceirizados(as) e quaisquer outros prestadores(as) de serviços, independentemente do vínculo jurídico mantido. 

“Todas as ações desenvolvidas são inteiramente feitas em parceria com a Gevid, que cuida da saúde de todos(as) que integram o Judiciário Estadual paraibano”, reforçou o desembargador Joás de Brito Filho.

A gerente em exercício da Gevid, Daniela Gonçalves de Menezes,  salientou que a Gerência de Qualidade de Vida é o braço do TJ que tem como propósito cuidar da saúde de todos que compõem a família judiciária paraibana. Ela realçou que não há como se falar em saúde, num completo bem-estar físico, mental e social, em não se tendo qualidade de vida no ambiente de trabalho. 

“Combater assédios e discriminação é garantir saúde. A Gevid caminha de mãos dadas com a Compead, firmes na construção de um ambiente de trabalho livre de práticas assediadoras e discriminatórias, sendo assim garantia de qualidade de vida no ambiente de trabalho”, ressaltou.

Para a Analista Judiciária, com especialidade em Psicologia da Gevid, Andréa Diniz, o apoio do TJPB à Semana de Combate ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação é uma iniciativa relevante, considerando o atual contexto de conscientização nacional. 

compead
Equipe reunida ao final dos trabalhos

“O evento foi uma excelente oportunidade para divulgar a atuação e ações da Compead, assim como ressaltar as intervenções voltadas à prevenção e ao enfrentamento de práticas abusivas e inaceitáveis no ambiente de trabalho. A Gevid permanece  priorizando os cuidados voltados à saúde física e mental de magistrados, servidores e colaboradores”, frisou.

Por sua vez, Kênia Dantas, membro da Compead do 1º Grau, também destacou a importância da presença da Comissão na Comarca de Sousa para esclarecer detalhes dos trabalhos desenvolvidos, e, principalmente, sobre o seu papel, que é de acolhimento de todos aqueles que compõem o judiciário e que se acham vítimas de algum tipo de assédio e discriminação. 

“Além de tentar promover uma restauração no ambiente de trabalho considerado ‘não saudável’, através de ações da Gevid. Daí a importância das denúncias para se ter esses dados, sem o qual não é possível a atuação. Outro momento muito importante foi a rodada de conversas com os servidores, onde se esclareceram várias dúvidas acerca do tema”, complementou.

O planejamento das ações da Compead é desenvolvido pela Gerência de Projetos e Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça, como informou a supervisora da Gepro, Roberta Carvalho.

Por Lila Santos

compead
compead
compead
compead
compead

Escreva um comentário