A unidade judiciária, que tem como diretor do Fórum e juiz da Vara Única, Jailson Shizue Suassuna, não mediu esforços para atingir a solução pacífica de conflitos judiciais através dos acordos. A força laboral exercida por todos nas 38 audiências realizadas durante o período da SNC, foi capaz de chegar a quantia referente a acordos conciliatórios, demonstrando a eficiência do processo de conciliação para resolver disputas sem a necessidade de procedimentos complexos.
Foram realizadas audiências de conciliação através do Cejusc, onde mediadores e conciliadores judiciais atuaram para compor os acordos por meio dos métodos autocompositivos, operando em diferentes classes judiciais, nos processos do Juizado Especial Cível e Criminal, bem como, em matérias referentes a alimentos, divórcios e execuções.
“Os dados retratam a importância da aproximação flexível e colaborativa entre as partes para resolução de um impasse, pautando-se no diálogo e na negociação, com o intuito de se chegar a uma solução harmoniosa, que satisfaça ambas as partes”, ressaltou o magistrado Jaílson Suassuna.
O mediador Judicial, José Luiz dos Santos Filho destacou ter sido uma experiência marcante, tendo em vista que foi a primeira vez que o Cejusc da Comarca de Bananeiras participou da Semana Nacional da Conciliação.
“Esta é a minha primeira atuação como mediador na SNC, e tive a oportunidade de colaborar na resolução de conflitos com resultados satisfatórios, não apenas para a produtividade do Poder Judiciário, mas, principalmente, para as partes atendidas. Agradeço a Deus, ao Dr. Jailson, pela oportunidade e contribuição, e aos professores do curso de Mediação, que foram primordiais para minha formação”, realçou, José Luiz, salientando o tema do evento, que foi “Conciliação: a um passo da solução”, estimulando a adoção dos meios consensuais para solução de litígios.
Por Lila Santos