-
Des. João Benedito abriu e encerrou a solenidade

Com o objetivo de modernizar e melhorar os serviços prestados aos jurisdicionados do Fórum Cível da Comarca de João Pessoa, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, participou, na manhã desta segunda-feira (27), da entrega das novas instalações do Arquivo Judicial, que passou por obras de reforma e revitalização, e do Núcleo de Prática Jurídica, além da inauguração da Galeria de Diretores do Fórum ‘Archimedes Souto Maior’.

As novas instalações do Arquivo Judicial trazem diversas melhorias, como maior capacidade de armazenamento, organização e mais qualidade na gestão dos processos físicos arquivados. Já o Núcleo de Prática Jurídica, o primeiro a funcionar nas dependências do Fórum Cível, é fruto de parceria do Poder Judiciário estadual com o Centro Universitário (Uniesp) e a Defensoria Pública do Estado. A Galeria de Diretores tem o objetivo de registrar a história de magistrados(as) que foram gestores(as) da unidade judicial.

Na solenidade, o desembargador João Benedito destacou que o Arquivo Judicial é um marco significativo para a administração da Justiça estadual, representando um compromisso contínuo com a eficiência, transparência e acessibilidade no sistema Judiciário. “A importância de um arquivo judicial eficiente não pode ser subestimada. Ela serve como espinha dorsal do sistema jurídico, garantindo que a documentação essencial seja armazenada de maneira organizada e acessível. Com essas novas instalações, fortalecemos a base do nosso sistema jurídico, promovendo a eficiência nos processos judiciais e facilitando o acesso a registros cruciais”, disse o presidente do TJPB.

Ao se referir ao Núcleo de Prática Jurídica, o desembargador-presidente afirmou que o espaço desempenha um papel vital na preparação dos estudantes para os desafios do mundo jurídico, oferecendo oportunidades inovadoras para aplicar a teoria e situações reais. “Nesse Núcleo, os estudantes terão a chance não apenas de aprimorar suas habilidades práticas, mas também de desenvolver uma compreensão mais profunda da responsabilidade social inerente à profissão jurídica”, comentou o desembargador Benedito.

-
Galeria e ex-diretores do Fórum Cível
Ao falar a respeito da Galeria de Diretores, o desembargador João Benedito disse que a homenagem busca manter os registros de juízes(as) que prestaram bons serviços ao Judiciário estadual.

O diretor do Fórum Cível, juiz José Herbert Luna Lisboa, afirmou, na solenidade, que o Poder Judiciário da Paraíba tem demonstrado de forma muito clara a importância do requisito eficiência em suas ações, que visam à melhoria dos serviços prestados aos jurisdicionados. “O Arquivo Judicial recebe novas instalações e reformas que propiciarão mais eficiência no atendimento aos advogados e partes, ofertando ainda um aperfeiçoamento sustentável no ambiente de trabalho para todos os colaboradores e servidores”, ressaltou o diretor.

-
Núcleo de Prática Jurídica

Em relação ao Núcleo de Prática Jurídica, o magistrado afirmou que a iniciativa amplia a capacidade do sistema de justiça estender a mão aos menos afortunados, aos jurisdicionados que não possuem condições de contratar advogados particulares.  “Auxiliar os mais pobres na busca dos seus direitos e garantias não é uma faculdade das entidades públicas e privadas, mas uma obrigação constitucional”, assegurou o juiz Herbert.

Quanto à Galeria de Diretores do Fórum ‘Archimedes Souto Maior’, o juiz Herbert Lisboa assegurou que a iniciativa preserva a memória e honra o legado daqueles que muitos fizeram pela unidade judicial. “Agora, o Tribunal de Justiça, por seu presidente, desembargador João Benedito da Silva, preenche esse vazio, e isso permite que os membros atuais e futuros do Poder Judiciário da Paraíba, rememorem, conheçam e reconheçam o passado da Justiça de Primeiro Grau desta Comarca, mediante a iconografia, valorizando a continuidade e a herança deixada pelos operosos diretores”, disse o diretor do Fórum Cível.

-
Des. Fátima falou por ex-diretores
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e ex-diretora do Fórum Cível, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, falou da importância do resgate da história com a inauguração da Galeria de Diretores, bem como destacou que se sente bastante honrada em ter seu nome entre os homenageados.

“É tão importante fazer um resgate da história, porque a história é a própria vida, e é o que fica para a posteridade. Então, é muito importante esse resgate do juiz Herbert Lisboa, trazendo à memória dos novos juízes e da população aqueles que puderam dar um contributo na direção do Fórum Cível”, disse a desembargadora, que representou os ex-diretores.

-
Des. Marcos: resgate histórico
Também presente, o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, que inclusive foi diretor do Fórum Cível ‘Desembargador Mário Moacyr Porto’ relembrou, em suas palavras, um pouco da rica história do Fórum ‘Archimedes Souto Maior’. Já o professor Ricardo Berilo, representando a Uniesp, ressaltou que o espaço é muito importante para todos os alunos da instituição de ensino, porque possibilita a estudantes o conhecimento prático do Direito, enquanto, na sala de aula, o Uniesp oferta a parte teórica. “O Uniesp se sente muito honrado em fazer parte deste momento”, disse o docente.

Participaram ainda do evento os desembargadores aposentados José Martinho Lisboa e José Aurélio da Cruz e os defensores públicos Maria da Glória Oliveira da Silva e Sílvio Pélico Porto Filho, além de magistrados, diretores e gerentes do Tribunal de Justiça e servidores.

Por Marcus Vinícius

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-

Escreva um comentário