“Com a criação do Comitê, vamos partir para a fase de concretização de nossas propostas. A ideia de trazer pessoas de outras instituições é muito boa, para formar o Comitê, a exemplo do Ministério Público e Defensoria Pública”, adiantou João Benedito da Silva. Até então, o Grupo de Trabalho de Igualdade Racial era coordenado pela vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, que foi representada, na reunião, pelo juiz auxiliar da Vice-Presidência Ely Jorge Andrade.
Segundo o juiz, “a desembargadora disse que está convicta que o Grupo de Trabalho cumpriu com seu papel, desenvolvendo ações exitosas que servirão como base para os encaminhamentos do Comitê que será instalado”.
Já o juiz Jailson Shizue Suassuna, que estava como coordenador adjunto do GT, disse que “a ideia é tratar sobre o planejamento das ações afirmativas dentro do Judiciário paraibano, tendo em vista a necessidade de prevenção e combate, na perspectiva educativa, ao racismo estrutural”. O magistrado também representou o TJPB no Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial. E no início deste mês participou do II Seminário de Questões Raciais no Poder Judiciário, no dia 04 de setembro, no Auditório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Ainda participaram da reunião desta segunda-feira o juiz Manoel Gonçalves Dantas de Abrantes; o diretor de Gestão de Pessoas do TJPB, Einstein Roosevelt Leite; e as servidoras do Tribunal Roberta Carvalho (supervisora da Gerência de Projetos e Gestão Estratégica) Viviane Rodrigues Ferreira e Ana Caroline Fernandes Quixaba.
Por Fernando Patriota