Desembargador João Benedito presidiu a reunião
Desembargador João Benedito presidiu a reunião

O Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário (NatJus) do Tribunal de Justiça da Paraíba foi instalado na manhã desta quinta-feira (19). A solenidade foi conduzida pelo presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, com as presenças do governador do Estado, João Azevedo; do conselheiro do CNJ, juiz Richard Pae Kim; da secretária-executiva da Secretaria Estadual de Saúde, Vivian Resende; do juiz federal João Pereira de Andrade Filho e do coordenador-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflito (Nupemec), desembargador José Ricardo Porto.

O evento aconteceu na Sala Branca do Anexo do Tribunal, com a participação de várias autoridades do sistema de Justiça e do segmento de Saúde, como juízes, advogados, promotores de Justiça, defensores públicos, médicos e servidores do TJPB.

O NatJus-PB é composto por profissionais de Saúde cedidos pelo Governo do Estado e prefeituras de João Pessoa e Campina Grande, que emitem pareceres, notas e informações técnicas que serão inseridos no sistema e-NatJus do CNJ, dando aos juízes e juízas fundamentos científicos para que possam decidir se concedem ou não determinado medicamento ou tratamento médico a quem aciona a Justiça. Criada pelo CNJ, a plataforma digital oferece base científica para as decisões da magistratura de todo o País, quando envolvem demandas de saúde, nos termos da Resolução CNJ nº 479/2022.

“Essa ferramenta é importantíssima, principalmente para a sociedade consumidora do trabalho da magistratura, uma vez que juízes e juízas estaduais terão acesso a um suporte técnico de grande qualidade nas decisões envolvendo demandas ligadas à saúde. Quem vai decidir precisa dessa base, para resolver essas questões. É exatamente o NatJus que vai dar essa base”, comentou o presidente do TJPB, desembargador João Benedito.

NatJus
Governador diz que gasto com medicamentos é de R$ 80 mi

O governador João Azevêdo revelou que, por ano, o Poder Executivo gasta R$ 80 milhões só com fornecimento de medicamentos, via demandas judiciais. “Com o Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário, as decisões passarão a ser ainda mais técnicas e o orçamento terá melhor destino, beneficiando realmente quem precisa. Quando trabalhamos juntos, vamos mais longe e melhor. Estarei sempre à disposição do Poder Judiciário da Paraíba, para aperfeiçoar um serviço tão importante como é o da Saúde”, ressaltou.

Para efetivar o funcionamento do NatJus-PB, foram assinados Acordos de Cooperação Técnica entre o Tribunal de Justiça da Paraíba e o Foro da Justiça Federal na Paraíba com o Governo do Estado, com a Prefeitura de João Pessoa, e com a Prefeitura de Campina Grande.

Segundo o conselheiro do CNJ, o Tribunal de Justiça da Paraíba consegue dar um grande passo para o atendimento adequado às ações de Saúde no Estado. “A implantação do NatJus qualifica as decisões do Judiciário, de acordo com a ciência e evidências médicas.  Por meio do Fórum do Judiciário para a Saúde (Fonajus), do qual sou supervisor, temos buscado estabelecer políticas judiciárias nacionais para todos os comitês de Saúde e tribunais de todo o País”, disse Richard Pae Kim.

Na avaliação da coordenadora do Comitê Estadual da Saúde da Paraíba, juíza Silmary Alves de Queiroga Vita, o Núcleo é de extrema importância para a sociedade, porque ele traz uma análise técnica por profissionais de saúde. “A partir de agora, a magistratura pode decidir com base na Medicina, com dados de eficácia, acurácia, eficiência e segurança. Esse olhar quem possui são os técnicos. Sem o NatJus as notas técnicas eram inviabilizadas em larga escala. Antes nós utilizávamos o Núcleo do CNJ”, destacou a magistrada, que é titular da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Campina Grande.

NatJus
Diversas autoridades participaram da solenidade
Conforme o juiz membro do Núcleo de Justiça 4.0 e integrante do Comitê Estadual da Saúde da Paraíba, Renan do Valle Melo Marques, da 3ª Vara Mista da Comarca de Sapé, o NatJus vai funcionar como uma câmara técnica, que vai proporcionar um auxílio aos juízes e juízas do Estado. “O objetivo é melhorar a prestação jurisdicional para o cidadão que está lá na ponta, com a qualificação das demandas judiciais, do ponto de vista técnico da Medicina”, pontuou.

Secretaria e Justiça Federal – Já a secretária-executiva da Secretaria Estadual de Saúde, Vivian Resende, afirmou que a instalação do NatJus-PB é a concretização de uma forte parceria entre os poderes Executivo e Judiciário. “O trabalho trouxe viabilidade técnica de embasamento para os magistrados e magistradas, que estão avaliando essas ações direcionadas para Saúde em nosso Estado, sendo um ganho para a sociedade paraibana, trazendo mais agilidade, eficiência e transparência”, afirmou.

Para o juiz federal João Pereira de Andrade Filho, a inauguração do NatJus-PB é um marco para o Judiciário estadual. “Essa é uma batalha histórica da Justiça, na busca de implantar, efetivamente, um núcleo de assessoramento técnico ao Poder Judiciário de demandas importantíssimas de Saúde Pública e Suplementar, com corpo qualificado de médicos, farmacêuticos, enfermeiros e fisioterapeutas. Essa é uma conquista do cidadão”, considerou.

Por Fernando Patriota

NatJus
NatJus
NatJus
NatJus
NatJus
NatJus
NatJus
NatJus
NatJus
NatJus
NatJus
NatJus
NatJus
NatJus
NatJus
NatJus
NatJus
NatJus
NatJus
NatJus

Escreva um comentário