Na manhã desta quinta-feira (24), a juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, Lua Yamaoka Mariz Maia, coordenou uma reunião que marcou a entrega da versão 2.3.2 do Sistema de Administração de Precatórios (Sapre) e sua consulta pública de precatórios. Desde que foi implementada no Poder Judiciário estadual, a ferramenta passa por atualizações em suas funcionalidades, para estar cada vez mais inserida nos fluxos de trabalho da Gerência de Precatórios.
“Esta é a primeira versão que está ligada ao público externo, e a finalidade é que as informações estejam sempre disponíveis de forma tempestiva. As atualizações continuam sendo efetivadas, e o objetivo é sempre otimizar os procedimentos e disponibilizar informações aos credores e entes devedores”, comentou Lua Yamaoka. Além de toda a equipe técnica que atua nos processos de precatórios, também participaram do encontro de trabalho a diretora de Economia e Finanças do Tribunal, Izabel Vicente Izidoro da Nóbrega.
Yamaoka também informou que está disponibilizado no portal do Tribunal (www.tjpb.jus.br), um módulo do sistema de Transparência do Judiciário paraibano, em atendimento a exigências técnicas definidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para a consulta da ordem cronológica dos processos, por meio do link: http://app.tjpb.jus.br/transparencia
De acordo com o coordenador de Sistemas da Diretoria de Tecnologia da Informação do TJPB, Marcello Passos, a entrega de hoje faz parte de uma série de evoluções planejadas para o Sapre, no decorrer deste ano. “Foram desenvolvidas quatro versões, que já representam uma evolução significativa na produtividade dos usuários da aplicação”, disse.
Ainda segundo o coordenador, esta entrega contempla a adequação na configuração de juros e índices do precatório, em conformidade com recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), “além da possibilidade de configuração dos valores dos precatórios em lote, e ajustes em relatórios e permissões”, destacou Marcello Passos.
O gerente de Sistemas da Diretoria de Tecnologia da Informação da Ditec-TJPB, Júlio de Medeiros Paiva Filho, explicou “que um dos focos da Gerência consiste em aprimorar o quesito de usabilidade, proporcionando dessa forma uma maior produtividade dos servidores e magistrados do Poder Judiciário da Paraíba”.
Por Fernando Patriota