Ao longo da semana, 10 cartórios extrajudiciais da Comarca de Itaporanga foram fiscalizados e orientados pela equipe da Gerência de Fiscalização Extrajudicial. O procedimento alcançou a sede e os municípios de Boa Ventura, Curral Velho, Diamante, Pedra Branca, São José de Caiana e Serra Grande.
A delegatária do Ofício do Registro Civil e Notas de Pedra Branca, Vivianne Braga, que também preside a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), destacou a importância da presença da CGJ de forma periódica nas comarcas.
“Desta forma, a Corregedoria pode analisar de perto a real situação das serventias extrajudiciais, conhecendo as dificuldades enfrentadas pelos delegatários e, muitas vezes, já oferecendo a solução mais pertinente. Também podemos ser avaliados de forma impessoal, como prestadores de um serviço público que deve ser ofertado de forma eficiente e padronizada”, declarou.
O juiz-corregedor responsável pelo Extrajudicial, Antônio Carneiro, relatou que há tempos a Comarca não passava por correição. “Toda a rede notarial e registral local nos recepcionou de forma alegre, aberta às orientações, no sentido de aprimorar os serviços da rede. Encontramos pouquíssimos achados de irregularidades e correções a serem feitas. Foi um trabalho gratificante, enriquecedor”, atestou.
Por Gabriela Parente