-
O gerente de Auditoria Interna, Sidney Brito, apresentou Manual
A evolução das tratativas sobre o Manual de Auditoria Interna do Poder Judiciário estadual foi o tema de reunião realizada na manhã desta terça-feira (18), na Sede Administrativa do Tribunal de Justiça da Paraíba. O encontro de trabalho foi coordenado pelo gerente de Auditoria Interna (Geaud) do TJPB, Sidney Brito. Ele informou que houve avanços significativos em relação aos procedimentos que estão sendo uniformizados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), acerca dos trabalhos de auditoria nos tribunais.

“Também tivemos a oportunidade de apresentar como se darão os trabalhos da Auditoria Interna, a partir desse manual. Ainda fizemos uma explanação para as diretorias, com todas as recomendações de auditoria e ações de gestão, voltadas ao aumento do grau de atendimento às recomendações de auditoria”, adiantou Sidney Brito. Ele acrescentou que os diretores que participaram do encontro se comprometeram em avaliar todas as recomendações apresentadas.

Manual de AuditoriaTambém participaram da reunião o diretor de Gestão de Pessoas do TJPB, Einstein Roosevelt Leite; o diretor Especial do Tribunal, Robson de Lima Cananéa; o diretor da Tecnologia da Informação, Ney Robson Pereira de Medeiros; a diretora de Economia e Finanças, Izabel Vicente Izidoro da Nóbrega; e o diretor da Corregedoria-Geral de Justiça, Damião Alves Ferreira.

Segundo informações do CNJ, as unidades de Auditoria Interna do Poder Judiciário desempenham papel fundamental na estrutura de governança de suas organizações, pois são responsáveis por contribuir com o atingimento dos objetivos institucionais por meio de um processo sistemático e objetivo de avaliação e consultoria dos processos de governança, gestão de riscos e controles internos.

O Conselho Nacional de Justiça estabeleceu uma nova organização normativa no que tange à atuação da auditoria interna. Para isso, foram publicadas as Resoluções nº 308 e nº 309, ambas de 2020, orientando as atividades e definindo as diretrizes técnicas das atividades de Auditoria Interna Governamental do Poder Judiciário. Uma das previsões da Resolução CNJ nº 309/2020 é que os procedimentos relacionados à aplicabilidade das diretrizes ali constantes sejam formalizados por meio de Manual de Auditoria do Poder Judiciário.

Por Fernando Patriota

-
-

Escreva um comentário