O I Congresso do FONINJ – Fórum Nacional da Infância e Juventude do Conselho Nacional de Justiça teve início na manhã desta quinta-feira (18), com a realização de Conferência Magna, com o tema: “Crianças e Adolescentes – A prioridade absoluta em questão”, ministrada pelo Conselheiro Richard Pae Kim (presidente do FONINJ/CNJ). Durante o evento, estão sendo debatidos, por meio de Workshops relevantes temas na área da Infância e Juventude.
O Congresso é uma realização da coordenação do Fórum Nacional da Infância e Juventude do Conselho Nacional de Justiça, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e da Escola Paulista da Magistratura (EPM).
Além disso, teve início nessa quarta-feira (17), a Reunião dos Fóruns Nacionais Edição Especial, a qual engloba o XXXI FONAJUV – Fórum Nacional da Justiça Infantil, o XIV FONAJUP – Fórum Nacional da Justiça Protetiva e o XXI – Encontro do Colégio de Coordenadores da Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil – COLINJ. A programação segue até sexta-feira (19).
Durante a realização dos Fóruns Nacionais ocorrem debates, aprovação de enunciados e plenárias administrativas. Já no Encontro do Colégio de Coordenadores foi discutido sobre a “Entrega Protegida para Adoção: diretrizes para a implementação e fomento da Resolução nº 485/2023/CNJ”, dentre outros temas.
Por Lila Santos