Combate ao assédio - ingá
Integrantes da Comissão de Prevenção e Enfrentamento aos Assédios e Discriminação (Compead) do Tribunal de Justiça da Paraíba participaram de uma roda de conversa no Fórum da Comarca de Ingá. A juíza da Vara Única de Alhandra e membro da Comissão, Daniere Souza, abriu os trabalhos, explicando a atuação da Compead, seus atos normativos inerentes ao tema, formas de apresentar notícia de assédio, além de outras informações importantes sobre a prevenção ao assédio. A juíza e diretora do Fórum local, Isabelle Guimarães, esteve presente ao evento, assim como vários servidores.

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Juíza Daniere Souza
Segundo a juíza Daniere Souza, o dia foi muito importante não só para o Poder Judiciário estadual, mas para todos que compõem a Comarca de Ingá. “Conseguimos levar informações sobre a atuação e esclarecimentos normativos e atendimentos da Gerência da Qualidade de Vida do Tribunal. Foi tudo organizado com muito carinho e tenho certeza que essa roda de conversa trará frutos, em relação ao diálogo e integração dos servidores (as) e juízes (as)”, avaliou. O evento ocorreu nessa quarta-feira (4), em cumprimento aos termos da Resolução nº 450/2022, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que versa sobre a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação.

Combate ao assédio
Coach Samara Moura

A gerente da Gevid-TJPB e também integrante da Comissão, Valéria Beltrão, abordou o atendimento às vítimas de assédio e discriminação, realizado pela Gerência e por demais profissionais da área de Saúde. “Tivemos atuação direta da Gevid, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia, auriculoterapia e massagens. Além disso, houve atendimento médico e de assistência social, com orientações sobre saúde”, informou. Já a psicóloga Heloísa Nóbrega palestrou sobre formas de assédios e o reflexo do assédio moral na organização do trabalho.

A dinâmica ficou por conta da coach Samara Moura. Ela tratou de forma lúdica e informal sobre a comunicação não violenta. “A comunicação não violenta consiste em desenvolver habilidades de falar e ouvir levando os indivíduos a desenvolverem habilidades de empatia e solidariedade, no cotidiano”, disse. Por sua vez, a gerente do Fórum de Ingá, Rosângela Mendonça, disse que “a opinião é unânime dos participantes, diante da importância dos temas abordados, que proporcionará esclarecimentos e novos conhecimentos para a boa relação entre os servidores”.

Por Fernando Patriota

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