A equipe de profissionais de saúde da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), órgão que integra a Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça da Paraíba, esteve, na manhã desta segunda-feira (17), em visita no Fórum ‘Miguel Sátyro’, na Comarca de Patos, sertão paraibano. Foram atendidas 25 pessoas.
A iniciativa, que oferece serviços nas áreas de medicina, psicologia, enfermagem, fisioterapia e auriculoterapia, faz parte da retomada do Projeto Qualidade de Vida em Ação Itinerante. Além disso, ocorre em cumprimento à Resolução nº 207/2015 do Conselho Nacional de Justiça, que institui a Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário.
A diretora do Fórum, juíza Joscileide Lira destacou como de relevância a visita da equipe de Gevid na sede da Comarca. “Depois do período pandêmico, tivemos a grata satisfação de receber a equipe para os atendimentos aqui em Patos”, realçou.
A gerente de Qualidade de Vida, Valéria Beltrão, explicou que o cronograma de atendimentos do Projeto Qualidade de vida em Ação Itinerante no interior foi retomado, neste mês, em conformidade com a solicitação do presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, em ampliar a atenção à saúde dos magistrados e servidores em todas as unidades judiciárias.
“Estivemos em Patos, onde fomos recepcionados com muita alegria e satisfação por todos os servidores que ali se encontravam. Gratidão à juíza Joscileide pelo apoio e atenção. Também as servidoras Márcia e Selene, que muito contribuíram pelo sucesso da ação”, destacou Valéria Beltrão.
No Fórum de Patos foram realizados atendimentos e encaminhamentos ao Projeto Receptividade (setor de psicologia), primando pela saúde mental, acupuntura, auriculoterapia, eletro acupuntura, terapia manual. Além de orientação postural, aferição da pressão arterial, atendimentos realizados pela médica, Rosangela Viana, com orientações sobre saúde e os processos da Junta Médica.
A assistente social, Daniela Medeiros realizou alguns esclarecimentos e dúvidas sobre o teletrabalho. Aconteceu, ainda, escuta e acompanhamento das pessoas com deficiência que atuam na Comarca, objetivando a promoção da acessibilidade no ambiente laboral, segundo informou a gerente da Gevid.
“Foi aplicado um questionário, elaborado pela equipe da Gevid, para identificar o perfil da saúde dos servidores e magistrados e traçarmos ações específicas a serem executadas na unidade judiciária”, frisou Valéria Beltrão. A próxima comarca a receber os serviços será Sousa.
Por Lila Santos