As Cadeias Públicas das cidades de Itabaiana e Pilar tiveram, nesse sábado (7), um dia dedicado aos filhos de pessoas privadas de liberdade. Ao todo, 48 crianças receberam mimos, com bombons e presentes. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Poder Judiciário estadual, por meio da 1ª Vara Mista da Comarca de Itabaiana, cuja titular é a juíza Andreia Silva Matos, o Sistema Penitenciário e a Defensoria Pública.
“Além da ressocialização do apenado, busca-se, através de atividades no sistema prisional, o reforço dos vínculos entre reeducandos e familiares, para que o período do encarceramento não implique numa desconexão dos vínculos familiares”, explicou a magistrada, realçando que, antes de ser uma comemoração, a celebração da infância serve como incentivo, promoção e união dos detentos com suas esposas e filhos, preparando-os para um futuro regresso à vida
“A noção de pertencimento a um núcleo familiar, quando se está privado de liberdade, é importante para estimular, no reeducando, a necessidade de comportamento exemplar, reacendendo a esperança de retomar a vida e induzindo à reflexão quanto a valores e atitudes”, assinalou a juíza Andreia Matos.
Por Lila Santos