O Diretor da Esma, Desembargador Ricardo Vital de Almeida, ressaltou que a Esma hoje é marca de excelência. “Temos um reconhecimento para além-fronteiras e esse
Ainda segundo o Desembargador Ricardo Vital, os 39 anos da Esma é momento de congraçamento e de gratidão a todos, que in memorian ou presentes fizeram e fazem a história da Esma. Ele fez questão,
ainda, de destacar o anfitrião da Esma, Desembargador Almir Carneiro da Fonseca, como um magistrado visionário e acadêmico na idealização da instituição em 1983.
“Ao Desembargador Almir devemos sim, esse passo inicial desse projeto tão grandioso e que a cada nova gestão, vem melhorando e reconhecendo os seus descompassos, retrilhando seus caminhos e aperfeiçoando-se num crescimento sem fim, porque os limites do conhecimento estão na eternidade de Deus”, asseverou o Desembargador Ricardo Vital.
Na solenidade, o Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque ministrou palestra com o tema ‘Esma 39 anos – Disseminando Saber’. O magistrado enfatizou que a instituição vem contribuindo na formação dos bons juízes e servidores, além de prestar relevantes serviços a sociedade paraibana. “São 39 anos de muita vitória e sucesso em favor da comunidade jurídica e acadêmica do Estado”, disse o palestrante, que discorreu, na sua explanação, sobre a história da instituição de ensino.
Para o juiz de Direito do TJPB, Almir Carneiro da Fonseca Filho, o Desembargador Almir Carneiro foi um visionário ao idealizar a Esma, que é a escola da magistratura mais antiga do Nordeste. “O nosso pai deixou um nome e um legado”, disse o magistrado.
A solenidade foi encerrada com o corte simbólico da fita e o descerramento da placa alusiva a inauguração das obras de reforma e revitalização do prédio da unidade de João Pessoa.
Presentes ao evento, os desembargadores do TJPB João Benedito da Silva, Carlos Martins Beltrão Filho, Joás de Brito Pereira Filho e Marcos William de Oliveira; o procurador-chefe do Ministério Público Federal da Paraíba, José Guilherme Ferraz da Costa; o Defensor Público do Estado, Ricardo José Costa de Souza Barros; a procuradora Janete Ismael (representando o MP) o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Max Nunes; o reitor Valdiney Gouveia (UFPB); o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fernando Catão; e do diretor-presidente do Sistema Correio de Comunicação, Roberto Cavalcanti; os secretários de Estado, Jean Nunes (Segurança Pública) e João Alves (Administração Penitenciária), além de magistrados, servidores, diretores e gerentes do TJ e demais autoridades.
Por Marcus Vinícius