-O Tribunal de Justiça da Paraíba, representado pelo coordenador do Comitê Estadual de Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na Paraíba, juiz Mearcos Salles, tem dado total apoio às ações da Secretaria de Estado da Saúde, sobretudo, nas iniciativas voltadas à imunização em grande escala da população, a exemplo do “Dia D da Vacinação”. A campanha será realizada neste sábado (4), com doses contra a Influenza, Sarampo e Covid-19.

O intuito da campanha, que ocorrerá nos 223 municípios paraibanos, é ampliar a oferta da vacina, atualizar esquema vacinal e a cobertura das campanhas que estão ocorrendo.

O “Dia D da Vacinação” foi definido durante a reunião Comitê Estadual de Saúde, promovida no dia 27 de maio, quando a secretária estadual de Saúde, Renata Nóbrega, informou que, durante campanha, seriam disponibilizadas doses contra a Covid-19 para as pessoas que estão com o cartão de vacina atrasado, além de imunizantes contra a Influenza e Sarampo, inclusive para crianças. “Há um cenário estável, mas existe uma tendência de crescimento de casos de Covid, devido à baixa cobertura do reforço da vacina. Estamos em constante monitoramento da pandemia”, adiantou a secretária.

Já o coordenador do Comitê afirmou que “é de extrema importância a participação efetiva da população em campanhas desse alcance. Só a vacinação pode diminuir o número de mortes e ocupação de leitos hospitalares, devido à Covid-19”, alertou o juiz Marcos Salles, que também é integrante da 1ª Turma Recursal de João Pessoa.

Até o momento, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, 8.783.225 doses contra a Covid-19 já foram aplicadas na população e 3.312.333 pessoas já completaram o esquema de duas doses ou dose única. Já as doses de reforço e dose adicional na população acima de 18 anos, foram aplicadas em 1.915.767. Sobre a cobertura de sarampo, a Paraíba tem 47,96% da população-alvo vacinada. Para a influenza, a cobertura vacinal é de 49% do público-alvo.

Por Fernando Patriota

Escreva um comentário