De acordo com a chefe do Napem da 1ª Circunscrição do TJPB, Fernanda Sattva, na Unidade Jesus de Nazaré, foram promovidas nove reintegrações à família, uma guarda com fins de adoção e dez permanecem em acolhimento, sendo que três foram encaminhados para adoção, iniciando o processo de aproximação entres as partes envolvidas.
“Seguimos hoje no quinto dia de audiências, que são muito importantes, para que os direitos das crianças e adolescentes sejam garantidos. Ainda teremos mais dois dias de audiências, amanhã e depois (terça e quarta-feira)”, adiantou Fernanda Sattva. Ela explicou que as audiências contam com a presença da rede de proteção dos direitos das crianças e adolescentes. “Hoje, por exemplo, conseguimos realizar a reintegração de dez crianças, enquanto as que permanecem acolhidas seguem tendo seus casos analisados por toda a rede, visando a melhor resolução”, destacou. Sattva disse, ainda, que as estatísticas finais das audiências concentradas serão divulgadas nesta quarta-feira.
O juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, Adhailton Lacet Correia Porto, que preside as audiências, lembrou que durante as sessões, todos os planos individuais de atendimento de cada acolhido são avaliados. “Quando possível, também ouvimos seus parentes, pais ou responsáveis, bem como equipes técnicas e outros integrantes do sistema de garantia de direitos”, comentou Lacet.
Só nessa primeira etapa, já foram realizadas audiências na Morada do Betinho; Casa Lar Manaíra; Serviço de Família Acolhedora; Casa Shalon e no Lar da Criança Jesus de Nazaré. Restam ser atendidas as crianças e adolescentes da Fundação São Padre Pio Pietrelcina e Casa Diagnóstica.
Por Fernando Patriota