Servidoras e Agente de Segurança que trabalham no Complexo Judiciário da Infância e Juventude da Comarca de Campina Grande “Irmã Maria Aldete do Menino Jesus” participaram de uma reciclagem virtual do Projeto Acesso Seguro. A capacitação ocorreu na manhã desta segunda-feira (11) e foi ministrada pelo coordenador do projeto, Jardel Rufino, a pedido da gerência da unidade.
Os pontos abordados durante o treinamento virtual foram a Apresentação do Projeto; a Funcionalidade do Mobiliário (Recepção, Cabine blindada, Armário e Caixa de Areia); a Demonstração por slide do ingresso de um visitante nos fóruns; a Forma correta para desmuniciamento de armas; as Informações gerais sobre a Resolução 11/2017 (normas para o acesso de usuário armado) e a Condução adequada na detecção de mandado de prisão pelo software de controle de acesso “Visit”.
Conforme salientou Jardel Rufino, as atividades seguem orientações da Presidência do TJPB, Comissão de Segurança e Gestão do Acesso Seguro, no sentido de reforçar a qualidade do trabalho desempenhado pelos agentes de segurança e servidores. “O aperfeiçoamento contínuo propicia melhoria substancial da segurança no ambiente de trabalho e na prestação do serviço ao jurisdicionado”, pontuou.
O Acesso Seguro integra o planejamento estratégico do TJPB e tem por referência a Resolução nº 291/2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário e a Resolução nº 11/2017 do TJPB, a qual estabelece normas de segurança para ingresso e permanência de pessoas nas dependências dos prédios do Poder Judiciário estadual, seguindo procedimentos de identificação, inspeção de segurança, submissão ao aparelho detector de metais e utilização de crachás de identificação para usuários.
A iniciativa é um dos projetos apoiado pela Comissão Permanente de Segurança do TJPB, presidida pelo Desembargador Joás de Brito Pereira Filho, tendo como coordenador-adjunto, o juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Marques, e como gestora a magistrada Michelini Jatobá, juíza auxiliar da vice-Presidência.
A gerente do Complexo Judiciário da Infância e Juventude de Campina Grande, Adriana Neves Macêdo, disse que o acesso seguro é de extrema importância para segurança de todos, permitindo controle de todas as pessoas que acessam a unidade Judiciária. “O treinamento foi de suma relevância para todos nós, bastante esclarecedor, nos permitiu um aprendizado maior sobre o funcionamento do projeto. Entendo como uma das formas de aperfeiçoar o funcionamento do Acesso Seguro em nossa unidade”, enfatizou, agradecendo
Além da gerente Adriana Macêdo, participaram do treinamento remoto as servidoras Maria José de Melo, Maria de Lourdes Sousa e o policial militar, Sargento Lima. “Tanto as servidoras, quanto o Sargento realizam o trabalho no Acesso Seguro com o maior prazer”, destacou a gerente, realçando os agradecimentos à juíza Michelini Jatobá, ao diretor do Fórum da Infância de Campina, juiz Perilo Lucena e a Jardel Rufino.
As próximas reciclagens serão realizadas nas unidades das Comarcas de Alagoinha, Princesa Isabel e Cabedelo.
Por Lila Santos