Encontro das imagens de Jesus e Maria em frente ao TJPB
Encontro das imagens de Jesus e Maria em frente ao TJPB

O Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides acompanhou o encontro solene das imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, que tradicionalmente acontece em frente ao TJPB. A procissão, que faz parte das solenidades que antecipam a Semana Santa, teve seu principal momento, na tarde desta sexta-feira (8), em frente ao Palácio da Justiça. No local foi montada uma estrutura para receber o Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, os padres, seminaristas e demais membros da Igreja Católica que participaram do evento. Desembargadores, magistrados, diretores, gerentes e servidores do judiciário paraibano participaram do ato.

O Presidente do TJPB participou do momento solene fazendo a leitura do Evangelho, quando Jesus Cristo é posto diante de Pilatos e o mesmo o entrega para ser crucificado. Para o Desembargador-Presidente, a tradicional parada da procissão em frente ao Palácio da Justiça é motivo de muita satisfação, ressaltando a homilia de Dom Delson como palavras que trazem esperança, reflexão, paz e luz para os cristãos católicos.

“Mantendo a tradição aqui estamos. Tivemos a oportunidade de ouvir as belíssimas palavras de Dom Delson sobre a paz, a necessidade de um mundo de mais solidariedade, onde as pessoas possam se ajudar, condenando, sobretudo, a violência do mundo atual e a violência latente no Brasil, notadamente, a questão das drogas e a violência contra a mulher. Tudo isso que, nós como cristãos que somos, devemos condenar”, comentou o Presidente do TJPB.

Desembargador Saulo recebendo Dom Delson
Desembargador Saulo Benevides recebendo Dom Delson
Em sua homilia, Dom Manoel Delson conclamou à reflexão de que a vida é feita de encontros e que cada encontro é uma oportunidade única de participar da história da existência humana. O Arcebispo da Paraíba fez uma analogia das dores sofridas por Nossa Senhora pelas injustiças, violência e a morte de Jesus Cristo, com as mães que sofrem com a perda de seus filhos, para as drogas e a violência do mundo.

Destacou a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, citando o Papa Francisco, com a necessidade de parar a guerra, as vidas ceifadas pela pandemia, os feminicídios, conclamando a paz para a Paraíba, o Brasil e o mundo. Segundo pontuou, a violência no país mata mais que as guerras em outros locais. “A dor da mãe é a dor do filho. A dor do filho é a dor da mãe. A dor da mãe e filho é a dor de todos que sofrem injustamente e Jesus Cristo nos convida a carregarmos a nossa cruz e sermos verdadeiros discípulos dele”, ressaltou, agradecendo ao Presidente do TJPB, Desembargador Saulo Benevides pela acolhida, a qual disse ser importante e salutar.

A vice-Presidente e Corregedora-Geral do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Desembargadora Fátima Morais Bezerra Cavancanti Maranhão salientou que, em boa hora, as máscaras foram retiradas, de forma que voltaram a ter mais liberdade para expressar a fé, lembrando que há anos o Tribunal de Justiça é palco histórico do tradicional encontro da Mãe Santíssima com o seu filho Jesus.

“Esse encontro das dores, da mãe com a dor do filho, significa uma esperança, a nossa fé na ressurreição e naquele que deu a sua vida para nos salvar. Anualmente nós estamos aqui, no Tribunal, participando deste momento muitíssimo importante e de muitas graças. Esperamos que todos possam viver esse momento no coração, esse encontro de Maria com Jesus, para renovar nossa fé, esperança e caridade”, disse.

Autoridades ouvem a homilia de Dom Delson
Autoridades observam o encontro das imagens

Procissão – A procissão é formada por dois grupos de fiéis; um carregando a imagem de Nossa Senhora das Dores e, o outro, com a de Jesus com a cruz nos ombros.Os grupos percorrem caminhos diferentes, porém paralelos, até a chegada de ambos na Praça João Pessoa, em frente ao Palácio da Justiça, onde ocorre o encontro das imagens de Jesus e de Nossa Senhora da Dores.

Nosso Senhor dos Passos, ou Senhor Bom Jesus dos Passos, é uma invocação de Jesus Cristo e uma devoção especial da Igreja Católica a Ele dirigida, que faz memória ao trajeto percorrido por Jesus Cristo desde sua condenação à morte no pretório até o seu sepultamento.

Por Lila Santos

Procissão de Nosso Senhor dos Passos
Procissão de Nosso Senhor dos Passos
Procissão de Nosso Senhor dos Passos
Procissão de Nosso Senhor dos Passos
Procissão de Nosso Senhor dos Passos
Procissão de Nosso Senhor dos Passos
Procissão de Nosso Senhor dos Passos
Procissão de Nosso Senhor dos Passos
Procissão de Nosso Senhor dos Passos
Procissão de Nosso Senhor dos Passos
Procissão de Nosso Senhor dos Passos

Escreva um comentário