A Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do TJPB realizou várias ações no sentido de sanear os registros dos processos judiciais do TJPB para envio à Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud), iniciativa que, inclusive, elevou a pontuação do Tribunal no Prêmio CNJ de Qualidade 2021. “O Sistema Codex possibilitará alimentar o DataJud de forma automatizada e transformar, em texto puro, decisões e petições, a fim de ser utilizado como insumo de modelo de Inteligência Artificial”,explicou o diretor da Ditec, Ney Robson Medeiros.
O Codex é uma plataforma de transformação e extração de informações processuais que possibilita a alimentação de dados estatísticos para gestão e, ainda, a permite a utilização de modelos de Inteligência Artificial, que é o atual estudo da Ditec. “Estamos definindo um modelo de IA que será implementado aqui no TJ ainda no 1º semestre, para os processos que tramitam no PJe, de forma a auxiliar a agilidade da prestação jurisdicional”, adiantou o diretor.
A implantação da Plataforma Codex no TJPB vai consumir dados do Pje de 1º e 2º graus e, agora, a TI do TJPB vai direcionar alguns projetos específicos fazendo uso dessa ferramenta Codex. “Dessa forma, poderemos implementar projetos de Inteligência Artificial em nossos sistemas”, arrematou o gerente do PJe, Marconi Edson Cavalcante.
Codex – Trata-se de uma plataforma nacional desenvolvida pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) em parceria com o CNJ que consolida as bases de dados processuais e, assim, provê o conteúdo textual de documentos e dados estruturados.
Por Gabriella Guedes