O II Encontro é promovido pelo Instituto Diálogos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Ideca), por meio do Instituto Prioridade Absoluta e segue todos os protocolos de segurança e de distanciamento social.
Os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) são unidades públicas da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Já os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) são unidades do Sistema Único de Assistência Social (Suas) responsáveis por oferecer serviços, programas e benefícios voltados a prevenir situações de risco e a fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
Segundo o coordenador do Ideca, Giovanni Borges, participam do Encontro profissionais do Sistema de Educação, da Rede do Sistema Único de Saúde (SUS), educadores sociais, da Rede de Atendimento de Crianças e Adolescentes, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Judiciária, Polícia Militar, guardas-civis municipais, entre outras categorias.
“Convidamos o juiz Adhailton Lacet, por ser uma expressão nacional, no que tange à Infância e Juventude. O que pretendemos, com os vários temas que serão abordados ao longo desses três dias, é transformar a realidade ao redor, para que as crianças e adolescentes não tenham seus direitos violados e quando tiverem, que a gente saiba a quem e onde procurar”, destacou Borges.
Por Fernando Patriota