O Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, (Presidente da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário do Estado da Paraíba,) foi designado para presidir a Comissão e contará com uma equipe de trabalho formada pelo professor Francisco Pereira da Silva Júnior (membro da Academia Paraibana de Letras), o artista plástico Flávio Tavares, a historiadora Lúcia de Fátima Guerra Ferreira (gerente executiva de documentação e arquivo da Fundação Casa de José Américo de Almeida), a museóloga Marisa Pires Rodrigues (vice coordenadora da Pinacoteca da Universidade Federal da Paraíba – UFPB), e os servidores do TJPB, Robson de Lima Cananéa (diretor especial do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba) e José Falbo de Abrantes Vieira (diretor administrativo).
Para Cavalcanti, a equipe de trabalho está a altura dos projetos a serem desenvolvidos e chega para somar. “Sim, orgulha-me ter como pares nessa importante Comissão, pessoas doutas como o professor Francisco Pereira, o artista plástico Flávio Tavares, a historiadora Lúcia Guerra, a museóloga Marisa Pires, e os servidores do tribunal Robson Cananea é Falbo Abrantes. Todos têm sua importância nesse trabalho”.
A ideia é exatamente trabalhar em equipe, adiantou o Desembargador Marcos Cavalcanti. “A ilustrada Comissão vai trabalhar no sentido de revitalizar e restaurar toda a memória do TJPB, inclusive o museu virtual que temos no site do Tribunal, na internet”, registou.
De acordo com o Desembargador, o Museu e Cripta do Presidente Epitácio Pessoa, faz recordar ao povo da Paraíba, que tivemos um paraibano que foi grande estadista na presidência do Brasil. “O único brasileiro a ter ocupado assento destacado nos três poderes da República: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Isto, orgulha sobremaneira o povo paraibano. O TJPB tem essa valorização, de ser o guardião dos restos mortais do Presidente Epitácio Pessoa e de sua excelentíssima esposa a Primeira-Dama do Brasil, Dona Meyre Sayão Pessoa, os quais repousam no interior do Palácio da Justiça da Paraíba”, lembrou Marcos Cavalcanti.
O Ato da Presidência determina que todos os diretores, gerentes, assessores e demais servidores da administração do Tribunal de Justiça deem integral apoio técnico e funcional à referida Comissão, cada um em sua divisão de trabalho, possibilitando a plena realização deste relevante serviço e finalidade para o Poder Judiciário do Estado da Paraíba.
Por Kubitschek Pinheiro