O evento, transmitido por meio virtual no canal oficial do Tribunal de Justiça no YouTube faz parte da programação cultural em comemoração aos 130 anos de fundação do TJPB, idealizada pela Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário, que é presidida pelo Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, com o apoio da Presidência do Tribunal.
Em seu discurso solene, o Desembargador-Presidente, Saulo Benevides agradeceu a participação de todos e, especialmente, ao Desembargador Marcos Cavalcanti pela iniciativa e justificou a homenagem, destacando a necessidade de rememorar a trajetória de vida, lutas, desafios e conquistas de juízes e desembargadores que integraram a Justiça paraibana. “Para que os exemplos de independência e altivez, como do Desembargador Genival Cajú, sirvam de norte, que oriente as gerações atuais de magistrados, na solução dos problemas que enfrentamos”, pontuou.
A viúva do homenageado, Teresinha de Jesus Caju recebeu, simbolicamente, do Presidente Saulo Benevides, a placa da homenagem. “Eu fico muito feliz, muito lisonjeada. Ele merece muito mais, foi um juiz espetacular. Nada falhou naquele homem. Trabalhou muito, bom pai, bom marido e um homem muito correto. Eu só tenho a louvar essa iniciativa do Tribunal”, comentou.
“Rememorando as tradições, as lembranças, a cultura e integridade desses homens ilustres, que distribuíram Justiça ao longo de 130 anos no nosso Tribunal de Justiça da Paraíba”, enalteceu, enfatizando que a homenagem ao Desembargador Genival Cajú é de todos os desembargadores que compõem a Corte de Justiça paraibana.
A solenidade reuniu Desembargadores, autoridades representantes do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, Prefeituras Municipais de João Pessoa e Campina Grande, Arquidiocese da Paraíba, Academia Paraibana de Letras, Justiça Federal, Procuradoria-Geral de Justiça, Corregedoria-Geral da Justiça, Escola Superior da Magistratura, Juízes auxiliares da Presidência do Tribunal de Justiça, magistrados diretores de Fóruns, diretores do TJPB e familiares do homenageado.
Em 3 de outubro de 1988, o juiz Genival Cajú foi nomeado para o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba. O magistrado aposentou-se no mês de outubro de 1991. Também foi integrante do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba. Morreu em João Pessoa no dia 9 de janeiro de 2004, aos 83 anos, deixando nove filhos, 11 netos e dois bisnetos.
Por Lila Santos