Foto do Tribunal de Justiça da Paraíba
Tribunal de Justiça da Paraíba
O Tribunal de Justiça da Paraíba iluminou os prédios que integram o Poder Judiciário estadual com a cor azul como forma de apoio à Campanha Novembro Azul que, anualmente, faz um alerta sobre a incidência do câncer de próstata em homens, o segundo mais comum nesse público (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), e orienta sobre as medidas preventivas. Além disso, o TJPB, por meio da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), da Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep), lançará vídeos e

Foto do Fórum Criminal da Capital
Fórum Criminal da Capital
cartilha educativa, webinários com especialistas, oficinas e atividades em parceria com instituições de Saúde e com a Associação das Esposas dos Magistrados e das Magistradas da Paraíba (Aemp).

O objetivo da Campanha é compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, contribuindo com o tratamento precoce e, consequentemente, para a redução da mortalidade. O lema é “Campanha Novembro Azul – Porque Prevenir é melhor do que remediar!”.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, os exames preventivos devem ser realizados uma vez ao ano, após os 50 anos, ou conforme orientação médica. Homens da raça negra ou com parentes de primeiro grau (pai, irmão, tios), com

Foto do Fórum Cível da Capital
Fórum Cível da Capital
histórico de câncer de próstata, devem começar aos 45 anos.

Foto do Fórum de Campina Grande
Fórum de Campina Grande
De acordo com a SES, no período de 2017 a 2021, morreram na Paraíba 6.167 homens vítimas de infarto agudo do miocárdio; 4.169 de violência por arma de fogo ou arma branca; 3.817 de pneumonia; 3.840 de diabetes e 1793 de AVC. Os 3.882 óbitos de homens causados por câncer, de 2017 a 2021 estão distribuídos da seguinte maneira: próstata: 1.518; pulmões: 1.105; estômago: 811; cavidade oral: 405 e pênis: 43.

Por Gabriella Guedes

Escreva um comentário