A parceria tem como propósito dar continuidade ao trabalho de reestruturação psicológica da entidade familiar acometida pela violência doméstica, segundo explicou a coordenadora da Mulher do TJPB, juíza Anna Carla Falcão. “Através de atendimentos presenciais e online os agressores passarão por profissionais habilitados, que estarão prontos para aconselhá-los e mostrá-los o caminho a seguir, evitando que rescindam com a mesma vítima ou com outras mulheres”, realçou.
A magistrada Anna Carla observou, ainda, ser de notório conhecimento que a violência doméstica passa por um ciclo que tende a evoluir e que, as instituições envolvidas, preocupadas com o resultado que possa advir, formularam o convênio, com o objetivo de romper o ciclo da violência. “Não adianta proteger a mulher, dar-lhe suporte psicológico, reintegrá-la no mercado de trabalho, sem que tratemos dos agressores. Por outro lado, os filhos de uma mulher vítima de violência são frutos de desequilíbrios emocionais que poderão prejudicá-los na vida de uma forma geral. Não se calem, mulheres, pois seus filhos estão em jogo também”, alertou a coordenadora.
A presidente da AEMP, Carmen Benevides, salientou ser a parceria de muita importância, tendo em vista que a Associação já vem trabalhando há algum tempo com este tema. “A Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça é nossa parceira e fizemos esta reunião, cujo resultado foi muito positivo. Vamos dar início a esse atendimento. A Aemp está empenhada neste trabalho, que ajudará muito as mulheres que estão nesta situação de risco”, enfatizou a presidente da Associação, pontuando que, especialmente, as crianças e os adolescentes terão prioridade no tratamento.
Novembro Azul – Na ocasião, trataram também sobre as ações voltadas à Campanha Novembro Azul, de conscientização e prevenção contra o câncer de próstata, apoiada pelas instituições parceiras. A magistrada Anna Carla Falcão, explicou que o atendimento psicológico aos homens e filhos das vítimas abre as atividades do Novembro Azul.
Durante todo o mês a AEMP, em parceria com a Gerência de Qualidade de Vida do TJPB e a Uninassau, estará oferecendo atendimentos psicológicos e roda de conversas em prol do público masculino. “Iremos prestar atendimentos psicológicos aos homens, com plantões, para tirar dúvidas e auxiliar aqueles que buscam melhorias na saúde física e mental”, informou Carmen Benevides.
A psicóloga da Gevid, Penha Pontes, destacou a importância da conscientização masculina em buscar suporte psicológico, por ser, ainda, um grande tabu na sociedade. “Neste mês também vamos nos dedicar à saúde mental masculina. O homem também tem depressão, tem pânico e ansiedade, ele precisa buscar ajuda especializada”, ressaltou, revelando que os atendimentos acontecerão na sede da AEMP, localizada na Rua Rodrigues Chaves, 213.
Para agendamentos e mais informações: (83) 3578-4195, das 09h às 14h, ou pelo celular 986284851 (contato para agendar atendimento psicológico para os homens).
Por Lila Santos com informações da AEMP.