O Tribunal de Justiça da Paraíba vai lançar, às 16h de segunda-feira (25), o livro ‘História da Comarca de Alagoa Grande”, de autoria do jornalista e escritor Hélio Nóbrega Zenaide (in memoriam). A solenidade, de forma virtual, está inserida dentro das comemorações dos 130 anos de instalação Poder Judiciário Estadual, completados no dia 15 de outubro. O TJ foi criado através do Decreto nº 9, de 30 de setembro de 1891, na gestão do Governador Venâncio Neiva.
O evento será transmitido aos participantes pela plataforma Zoom e também pelo canal do Tribunal de Justiça no YouTube, no seguinte endereço eletrônico – https://youtu.be/NNjiCK6aRfY.
Esta é a 5ª obra da coleção denominada ‘Comarcas Paraibanas’ e a publicação tem 463 páginas. A apresentação do livro é do Presidente do TJ, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides. O prefácio de autoria do Presidente da Comissão de Cultura e Memória do TJPB, Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.
“Com muita alegria estamos comemorando os 130 anos do Tribunal de Justiça da Paraíba e o lançamento do livro que conta a história da Comarca de Alagoa Grande faz parte da programação festiva, bem como uma homenagem ao Desembargador Genival Ferreira Cajú”, disse o Desembargador Saulo Benevides, destacando ainda que, o TJPB está inserido no contexto da sociedade paraibana, com relevantes serviços prestados à população, e com pessoas dignas e honradas, que dignificam a Justiça do Estado.
O projeto ‘Comarcas da Paraíba’ visa contar a história das comarcas do Estado, com ênfase para a valorização do Juízo de 1º grau. A iniciativa oportuniza aos leitores conhecer, a partir de um trabalho de resgate histórico, grandes trabalhos executados no passado.
As quatro edições anteriores trataram das seguintes comarcas, conforme a ordem de cronológica de lançamento: Mamanguape, de autoria do Desembargador Marcos Cavalcanti; Araruna, do escritor Humberto Fonsêca de Lucena; Campina Grande, de autoria do Desembargador Leandro dos Santos; e da Capital, escrito pela Desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti.
Dois novos lançamentos estão previstos para acontecer ainda este ano: História da Comarca de Pombal, do historiador Jerdivan Nóbrega de Araújo, que será o número 6 da coleção; e História da Comarca de Rio Tinto, de autoria do Desembargador Marcos Cavalcanti e do memorialista Antônio Luiz da Silva, sétima obra da série. O diretor do Fórum Cível da João Pessoa, juiz Herbert Lisboa, está escrevendo a história da Comarca de Jacaraú.
Por Marcus Vinícius