Conforme a gerente da Gevid, Valéria Beltrão, a ginástica laboral vem sendo muito bem recepcionada pela maioria dos servidores e magistrados. “Estamos com uma equipe composta por fisioterapeutas e educadores físicos, sendo o nosso principal objetivo, como profissionais da Saúde, trazer bem-estar físico e mental para todos os funcionários do Judiciário, através da prevenção das doenças ocupacionais”, comentou.
O educador físico, Adinor Carvalho, responsável por coordenar uma equipe de três estagiários em Educação Física que faz a visita aos setores, disse que as atividades são voltadas à diminuição do stress e dos movimentos repetitivos do cotidiano. “Os exercícios que desenvolvemos têm o objetivo de fortalecimento dos músculos e a postura correta, no ambiente de trabalho”, disse. Ele acrescentou que a ginástica laboral previne, principalmente, a Dort e a Ler (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho e Lesões por Esforços Repetitivos).
Para os especialistas, a ginástica laboral traz inúmeros benefícios ao trabalhador, dentre eles, uma melhora da postura, redução das dores e stress, alívio das tensões, aumento da resistência à fadiga, motivação para o trabalho e melhora no relacionamento interpessoal. “Para o Tribunal de Justiça da Paraíba, podemos ressaltar três benefícios principais: redução no absenteísmo, diminuição de incidência de doenças ocupacionais e aumento da produtividade”, pontou Valéria Beltrão.
Por Fernando Patriota